Pesquisador da arte de aplicar as novas tecnologias à educação, Fernando Giannini bebe na fonte de pensamento de grandes educadores e de pensadores de tecnologias para aprimorar estratégias de aprendizado e estudo, tanto para o Ensino Básico, Médio e Superior, quanto para o mundo corporativo.
O menino que um dia foi o pior aluno da escola, é um dos criadores do curso online gratuito Mande bem no ENEM, que beneficiou 500 mil estudantes em todo o Brasil, e se tornou um inventivo arquiteto de objetos virtuais de aprendizagem, cursos a distância, design educacional, inteligência artificial e blockchain. É também autor do livro ChatGPT e modos de pensar as relações com as inteligências artificiais: A convivência entre um especialista em tecnologias educacionais e a máquina, lançado em 2023.
Com 20 anos de experiência e conhecimentos aprimorados no MIT, Google Business Educational Center e Microsoft, ele defende que a educação parte dos encontros e do senso de comunidade: se aprende na experiência, na convivência com bons professores, mentores e amigos. Isso traz inovação e criatividade para seus projetos e consultorias, quebrando esquemas rígidos para fazer surgir algo mais consistente, simples e com atuação prática.
Sócio-proprietário da Streamer, empresa que alia tecnologia e educação, está interessado, sobretudo, em como a tecnologia revoluciona as formas de aprender e de se relacionar com pessoas, lugares e coisas.
Atividade:
Pesquisador de tecnologias aplicadas à educação e Blockchain, arquiteto de objetos virtuais de aprendizagem, empresário, coach e palestrante. Experiência de 20 anos produzindo e criando objetos de aprendizagem, cursos a distância, design educacional, interfaces para sistemas de aprendizagem. Gestor de equipe para projetos educacionais, no Ensino Básico, Médio e Ensino Superior. Forte capacidade em formar e liderar times. Um dos grandes sonhos realizados foi o lançamento do curso gratuito Mande Bem no ENEM que atingiu mais de 500 mil estudantes em todo o Brasil contribuindo para a Educação Brasileira.
Acredita na integração e aplicação prática dos conhecimentos para a realização de projetos inovadores, sólidos e sustentáveis a longo prazo.
Estagiário e editor de educação a distância do CEV desde 2003
Experiência Profissional:
Universidade do Futebol (China) - Coordenador Geral de Projetos 2016/2017
Em 2016 se tornou encarregado por implantar o plano estratégico da empresa, responsável pela produção e implantação dos cursos da Universidade do Futebol na China.
Para que pudesse realizar este projeto, passou 1 ano e 4 meses no projeto, porém esteve durante 20 dias na China, de forma que pudesse ter maior imersão na realização da tarefa.
Instituto Phorte Educação - Coordenador de Projetos 2006 a 2014
Em 2006 surgiu a nova oportunidade, entrou na organização que inicialmente era uma editora. Surgiu a ideia de torná-la um Instituto. Foi responsável por transformar os livros da Editora Phorte em cursos de extensão a distância, assim como participar na implantação do sistema de aprendizagem. Também foi responsável pelo núcleo de desenvolvimento de cursos de pós-graduação da UCB, UGF e Universidade Positivo.
Streamer Educação e Tecnologia - Co-Fundador 2002 a 2022
Co-fundador do curso gratuito “Mande Bem no ENEM”. Este projeto, é um dos maiores orgulhos e o grande sonho realizado. O projeto foi idealizado e construído do zero.
Este projeto teve e ainda tem grande impacto na vida de muitas pessoas, que atingiu mais de 500 mil estudantes em todo o Brasil, acabou contribuindo muito para a Educação Brasileira de pessoas que possivelmente não teriam essa oportunidade em outro lugar.
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho - Gerente de Desenvolvimento (2000 a 2007)
Teve o desafio de disponibilizar para os estudantes 20% de todas as disciplinas do curso de Graduação em Educação Física, na modalidade EAD.
Como proposta, construiu um time multidisciplinar para realizar o Design do curso. Para que isso fosse possível, criaram um LMS (Learning Management System) chamado Aprend e a partir disso iniciaram o projeto.
Com este projeto, houve a possibilidade para que a faculdade se tornasse a primeira do Brasil a oferecer cursos na área da saúde na modalidade EAD via internet, além disso, houve um aumento de 74% na média dos estudantes que fizeram o curso online em comparação com a turma anterior.
Interesse:
Educação a Distância, inteligência artificial, blockchain, educação, tecnologia
na Biblioteca
Artigos publicados no Periodico
17 ferramentas de IA para criação de vídeos para professores e estudantes
Computador vivo com células cerebrais humanas promete revolução energética
Estrutura para a aprendizagem de IA
Professores: protagonistas ou vítimas do chatGPT?
Educação mais humana na era da inteligência artificial
IA no lazer esta revolucionando os hobbies
TOP 100 melhores IA Generativas mais atualizadas
Aproveitamento o poder da IA e das ferramentas na educação
As 5 melhores ferramentas de IA para professores
O Engenheiro do Google Que Acha Que a IA da Empresa Ganhou Vida
O ChatGPT Escreve Bem o Suficiente Para Enganar os Revisores Científicos
Urgente: Tire os Celulares dos Nossos Estudantes
Fazendo Chips de Computador Agirem Mais Como Células Cerebrais
O Que é 5G?
Os Impactos da Covid-19 na Aprendizagem: Desigualdade e Tecnologia
Como o Blockchain Pode Ser Usado na Educação
Psicologia Cognitiva no Design UX: Minimizando a Carga Cognitiva
O Que é Uma Sala de Aula Interativa
Como a Tokenização Impulsiona a Nova Economia Para a Ciência?
5 Maneiras do Blockchain Impactar a Indústria Educacional
Estudo Aponta as 21 Profissões do Futuro Para os Próximos Anos
Mapeamento da Jornada do Usuário
Como Fornecer Melhores Feedbacks Aos Seus Estudantes Através da Tecnologia
Por Que a Geração do Milênio Ama as Múltiplas Abas Para Navegar?
A Curiosa Construção da Aprendizagem Ativa.
Busca de Informações: Uma Teoria de Como as Pessoas Navegam na Web
O Perfume da Informação: Como os Usuários Decidem Onde Clicar
A Diferença Entre Pedagogia, Andragogia e Heutagogogia
A Diferença Entre Pedagogia, Andragogia e Heutagogogia
7 Razões Para Você Criar Um Curso Online
Como a IA e os Dados Podem Personalizar o Ensino Superior
Quando a Tecnologia Preditiva Se Torna Antiética?
A Fábrica de Cretino Digital Um Alerta Para os Perigos das Telas.
Um Robô Está Consciente, Posso Desligá-lo? Quais São as Implicações Morais?
O Que é Inteligência Artificial?
A Tecnologia Pode Mudar o Futuro da Arte?
Por Que Não Conseguimos Aplicar a Ciência da Aprendizagem Dentro da Sala de Aula?
Por que Precisamos de Uma Nova Pedagogia para o Futuro após o Covid19
21 Dicas de Aprendizagem Remota Para Pais Que Ajudam em Casa
24 Dicas Para Reduzir as Distrações Digitais e Melhorar o Foco
Por Que Você Deve Sempre Explicar/ensinar o Que Você Aprendeu?
8 Exercícios Simples Que Seu Cérebro Precisa. Não é: Sono, Meditação e Exercícios.
Os 50 Melhores Sites Educacionais e Aplicativos Para Aprender Novas Coisas de Graça
Estudo Compara Desempenho de Aprendizagem em Ambiente de Realidade Virtual Vs Realidade Normal
Um Robô Escreveu Este Artigo Inteiro. Você Ainda Está com Medo, Humano?
500 Melhores Aplicativos de Educação
Emoções do Conhecimento: Sentimentos Que Estimulam a Aprendizagem, a Exploração e a Reflexão
Soluções de Educação a Distância
Qualidade Global na Educação On-line, Aberta, Flexível e Aprimorada Por Tecnologia
Pesquisa Sobre Ensino Remoto na Educação Básica
Pesquisa de Doutorado: Aprendendo em Um Mundo Aberto
O Que a Mudança Para a Aprendizagem Virtual Pode Significar Para o Futuro do Ensino Superior
Futuro da Aprendizagem
Modelos Inovadores Para Colaboração e Mobilidade de Estudantes na Europa
Emoções Entre Alunos Envolvidos em Experiências de Aprendizagem Conectivistas
Aprendizagem X Inteligência Artificial
Aprendizagem a Distância: Métodos Que Funcionam
Uma Exploração Sobre a Importância do Senso de Pertencimento dos Estudantes On-line
Elon Musk Afirma Que o Chip Neuralink Permitirá Que Você Transmita Música Diretamente Para o Cérebro
Pedagogias Inovadoras de 2020 – Open University Innovation Report
Como Fazer Para Ser Um Melhor Professor On-line?
O Que é Educar?
O Google Tem Um Plano Para Transformar a Educação Superior
Como Potencializar o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas.
Inovação, Aprendizagem Online e Digital: Cinco Mitos, Cinco Barreiras e Cinco Estratégias
Aprendizagem Individual Vs. Aprendizagem Interativa: Uma Análise do Diagnóstico Cognitivo
25 Dicas de Aprendizagem Remota Para Engajar os Estudantes na Educação à Distância
Mentes Distraídas: Por Que Seus Estudantes Não Conseguem Se Concentrar?
A Neurociência da Aprendizagem: 41 Termos Que Todo Professor Deveria Saber
TAGs Relacionadas
Aprendizagem
Aprendizagem Motora
Artes
Centro Esportivo Virtual
Covid
Crescimento
Criança
Currículo
Documentação
Economia
Educação
Educação Física
Educação à Distância (EAD)
Ensino
Esportes
Exercícios
Futuro
História
Informação
Informática
Inovação
Inteligência Artificial
Internet
Neurociência
Neurologia
Pandemia
Pedagogia
Produção Científica
Professor
Psicologia
Tecnologia
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Trabalho
Autores Relacionados
Laercio Elias Pereira
João Batista Freire
Januária Andréa Souza Rezende
Wilian Peres Lemos
Jefferson da Silva Novaes
Lino Castellani Filho
Rafael Moreno Castellani
Mauro Betti
Katia Rubio
Go Tani
Antônio Carlos Bramante
Jorge Steinhilber
José Fernandes Filho
Edison de Jesus Manoel
Jorge Dorfman Knijnik
Victor Keihan Rodrigues Matsudo
Carlos Alex Martins Soares
Adailton Eustáquio Magalhães
Jeferson Macedo Vianna
Ronaldo Rommel Antinori
Osmar Magalhães
Claudio Augusto Boschi
Lamartine Pereira da Costa
Giovani de Lorenzi Píres
Alan Queiroz da Costa
Osmar de Souza Magalhães
Fernando Baccari
Pedro Belluomini
Valdir Balaben
Regis de Moraes
Washington Ruivo Leite