Pesquisador da arte de aplicar as novas tecnologias à educação, Fernando Giannini bebe na fonte de pensamento de grandes educadores e de pensadores de tecnologias para aprimorar estratégias de aprendizado e estudo, tanto para o Ensino Básico, Médio e Superior, quanto para o mundo corporativo. O menino que um dia foi o pior aluno da escola, é um dos criadores do curso online gratuito Mande bem no ENEM, que beneficiou 500 mil estudantes em todo o Brasil, e se tornou um inventivo arquiteto de objetos virtuais de aprendizagem, cursos a distância, design educacional, inteligência artificial e blockchain. É também autor do livro ChatGPT e modos de pensar as relações com as inteligências artificiais: A convivência entre um especialista em tecnologias educacionais e a máquina, lançado em 2023. Com 20 anos de experiência e conhecimentos aprimorados no MIT, Google Business Educational Center e Microsoft, ele defende que a educação parte dos encontros e do senso de comunidade: se aprende na experiência, na convivência com bons professores, mentores e amigos. Isso traz inovação e criatividade para seus projetos e consultorias, quebrando esquemas rígidos para fazer surgir algo mais consistente, simples e com atuação prática. Sócio-proprietário da Streamer, empresa que alia tecnologia e educação, está interessado, sobretudo, em como a tecnologia revoluciona as formas de aprender e de se relacionar com pessoas, lugares e coisas.

Atividade:

Pesquisador de tecnologias aplicadas à educação e Blockchain, arquiteto de objetos virtuais de aprendizagem, empresário, coach e palestrante.  Experiência de 20 anos produzindo e criando objetos de aprendizagem, cursos a distância, design educacional, interfaces para sistemas de aprendizagem. Gestor de equipe para projetos educacionais, no Ensino Básico, Médio e Ensino Superior. Forte capacidade em formar e liderar times. Um dos grandes sonhos realizados foi o lançamento do curso gratuito Mande Bem no ENEM que atingiu mais de 500 mil estudantes em todo o Brasil contribuindo para a Educação Brasileira.

Acredita na integração e aplicação prática dos conhecimentos para a realização de projetos inovadores, sólidos e sustentáveis a longo prazo.

Estagiário e editor de educação a distância do CEV desde 2003

Experiência Profissional:

Universidade do Futebol (China) -  Coordenador  Geral de Projetos  2016/2017

Em 2016 se tornou encarregado por implantar o plano estratégico da empresa,  responsável pela produção e implantação dos cursos da Universidade do Futebol  na China.
Para que pudesse realizar este projeto, passou 1 ano e 4 meses no projeto, porém  esteve durante 20 dias na China, de forma que pudesse ter maior imersão na  realização da tarefa.

Instituto Phorte Educação - Coordenador de Projetos 2006 a 2014

Em 2006 surgiu a nova oportunidade, entrou na organização que inicialmente  era uma editora. Surgiu a ideia de torná-la um Instituto. Foi responsável por  transformar os livros da Editora Phorte em cursos de extensão a distância, assim  como participar na implantação do sistema de aprendizagem. Também foi  responsável pelo núcleo de desenvolvimento de cursos de pós-graduação da  UCB, UGF e Universidade Positivo.

Streamer Educação e Tecnologia - Co-Fundador 2002 a 2022

Co-fundador do curso gratuito “Mande Bem no ENEM”. Este projeto, é um dos maiores  orgulhos e o grande sonho realizado. O projeto foi idealizado e construído do zero.

Este projeto teve e ainda tem grande impacto na vida de muitas pessoas, que atingiu mais de  500 mil estudantes em todo o Brasil, acabou contribuindo muito para a Educação Brasileira de  pessoas que possivelmente não teriam essa oportunidade em outro lugar.

Escola Superior de Educação Física de  Muzambinho - Gerente de Desenvolvimento (2000 a 2007)

Teve o desafio de disponibilizar para os estudantes 20% de todas as disciplinas do curso de  Graduação em Educação Física, na modalidade EAD.

Como proposta, construiu um time multidisciplinar para realizar o Design do curso. Para que isso  fosse possível, criaram um LMS (Learning Management System) chamado Aprend e a partir disso  iniciaram o projeto. 
Com este projeto, houve a possibilidade para que a faculdade se tornasse a primeira do Brasil a  oferecer cursos na área da saúde na modalidade EAD via internet, além disso, houve um aumento  de 74% na média dos estudantes que fizeram o curso online em comparação com a turma  anterior.

Interesse:

Educação a Distância, inteligência artificial, blockchain, educação, tecnologia

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


IA no lazer esta revolucionando os hobbies
TOP 100 melhores IA Generativas mais atualizadas
Aproveitamento o poder da IA e das ferramentas na educação
As 5 melhores ferramentas de IA para professores
O Engenheiro do Google Que Acha Que a IA da Empresa Ganhou Vida
O ChatGPT Escreve Bem o Suficiente Para Enganar os Revisores Científicos
Urgente: Tire os Celulares dos Nossos Estudantes
Fazendo Chips de Computador Agirem Mais Como Células Cerebrais
O Que é 5G?
Os Impactos da Covid-19 na Aprendizagem: Desigualdade e Tecnologia
Como o Blockchain Pode Ser Usado na Educação
Psicologia Cognitiva no Design UX: Minimizando a Carga Cognitiva
O Que é Uma Sala de Aula Interativa
Como a Tokenização Impulsiona a Nova Economia Para a Ciência?
5 Maneiras do Blockchain Impactar a Indústria Educacional
Estudo Aponta as 21 Profissões do Futuro Para os Próximos Anos
Mapeamento da Jornada do Usuário
Como Fornecer Melhores Feedbacks Aos Seus Estudantes Através da Tecnologia
Por Que a Geração do Milênio Ama as Múltiplas Abas Para Navegar?
A Curiosa Construção da Aprendizagem Ativa.
Busca de Informações: Uma Teoria de Como as Pessoas Navegam na Web
O Perfume da Informação: Como os Usuários Decidem Onde Clicar
A Diferença Entre Pedagogia, Andragogia e Heutagogogia
A Diferença Entre Pedagogia, Andragogia e Heutagogogia
7 Razões Para Você Criar Um Curso Online
Como a IA e os Dados Podem Personalizar o Ensino Superior
Quando a Tecnologia Preditiva Se Torna Antiética?
A Fábrica de Cretino Digital Um Alerta Para os Perigos das Telas.
Um Robô Está Consciente, Posso Desligá-lo? Quais São as Implicações Morais?
O Que é Inteligência Artificial?
A Tecnologia Pode Mudar o Futuro da Arte?
Por Que Não Conseguimos Aplicar a Ciência da Aprendizagem Dentro da Sala de Aula?
Por que Precisamos de Uma Nova Pedagogia para o Futuro após o Covid19
21 Dicas de Aprendizagem Remota Para Pais Que Ajudam em Casa
24 Dicas Para Reduzir as Distrações Digitais e Melhorar o Foco
Por Que Você Deve Sempre Explicar/ensinar o Que Você Aprendeu?
8 Exercícios Simples Que Seu Cérebro Precisa. Não é: Sono, Meditação e Exercícios.
Os 50 Melhores Sites Educacionais e Aplicativos Para Aprender Novas Coisas de Graça
Estudo Compara Desempenho de Aprendizagem em Ambiente de Realidade Virtual Vs Realidade Normal
Um Robô Escreveu Este Artigo Inteiro. Você Ainda Está com Medo, Humano?
500 Melhores Aplicativos de Educação
Emoções do Conhecimento: Sentimentos Que Estimulam a Aprendizagem, a Exploração e a Reflexão
Soluções de Educação a Distância
Qualidade Global na Educação On-line, Aberta, Flexível e Aprimorada Por Tecnologia
Pesquisa Sobre Ensino Remoto na Educação Básica
Pesquisa de Doutorado: Aprendendo em Um Mundo Aberto
O Que a Mudança Para a Aprendizagem Virtual Pode Significar Para o Futuro do Ensino Superior
Futuro da Aprendizagem
Modelos Inovadores Para Colaboração e Mobilidade de Estudantes na Europa
Emoções Entre Alunos Envolvidos em Experiências de Aprendizagem Conectivistas
Aprendizagem X Inteligência Artificial
Aprendizagem a Distância: Métodos Que Funcionam
Uma Exploração Sobre a Importância do Senso de Pertencimento dos Estudantes On-line
Elon Musk Afirma Que o Chip Neuralink Permitirá Que Você Transmita Música Diretamente Para o Cérebro
Pedagogias Inovadoras de 2020 – Open University Innovation Report
Como Fazer Para Ser Um Melhor Professor On-line?
O Que é Educar?
O Google Tem Um Plano Para Transformar a Educação Superior
Como Potencializar o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas.
Inovação, Aprendizagem Online e Digital: Cinco Mitos, Cinco Barreiras e Cinco Estratégias
Aprendizagem Individual Vs. Aprendizagem Interativa: Uma Análise do Diagnóstico Cognitivo
25 Dicas de Aprendizagem Remota Para Engajar os Estudantes na Educação à Distância
Mentes Distraídas: Por Que Seus Estudantes Não Conseguem Se Concentrar?
A Neurociência da Aprendizagem: 41 Termos Que Todo Professor Deveria Saber

TAGs Relacionadas

Aprendizagem Aprendizagem Motora Artes Centro Esportivo Virtual Covid Crescimento Criança Currículo Documentação Economia Educação Educação Física Educação à Distância (EAD) Ensino Esportes Exercícios Futuro História Informação Inovação Inteligência Artificial Internet Neurociência Neurologia Pandemia Pedagogia Produção Científica Professor Psicologia Tecnologia Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Trabalho

Autores Relacionados

Laercio Elias Pereira João Batista Freire Januária Andréa Souza Rezende Wilian Peres Lemos Jefferson da Silva Novaes Lino Castellani Filho Rafael Moreno Castellani Mauro Betti Katia Rubio Go Tani Antônio Carlos Bramante Jorge Steinhilber José Fernandes Filho Edison de Jesus Manoel Jorge Dorfman Knijnik Victor Keihan Rodrigues Matsudo Carlos Alex Martins Soares Adailton Eustáquio Magalhães Jeferson Macedo Vianna Ronaldo Rommel Antinori Osmar Magalhães Claudio Augusto Boschi Lamartine Pereira da Costa Giovani de Lorenzi Píres Alan Queiroz da Costa Osmar de Souza Magalhães Fernando Baccari Pedro Belluomini Valdir Balaben Regis de Moraes Washington Ruivo Leite