Atividade:

Professor universitário de educação física. Apaixonado pelo que faz! Acredita realmente que pode, mesmo que homeopaticamente, colaborar com um mundo melhor através do seu trabalho.

Experiência Profissional:

Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal) onde integra o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D). Integra ainda o Grupo de Psicofisiologia e  Performance em Esportes & Combates (UFRJ) e o Grupo Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral (EDUCAM). Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno - Norte & Sul). É professor de cursos de Educação Física da Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Vassouras. Estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, os Jogos Olímpicos (Olimpismo), a Filosofia e Sociologia dos Esportes, Jogos e Recreação Lúdica, História do Desporto, Terapias Holísticas, Massagens e Meditações. Instrutor de Pilates e Dança. Atua também com Terapias Holísticas e Massagens. Possui ainda especialização (Lato Sensu) em Acupuntura (ANHANGUERA). Autor e organizador de livros, capítulos e artigos. Ministrante de cursos Brasil afora. Revisor de periódicos científicos.

Interesse:

Lutas e Artes Marciais, Filosofia do Desporto, Ética e Estética do Desporto, História do Desporto, Sociologia do Desporto, Terapias Holísticas, Olimpismo

na Biblioteca

Capítulo de Livro


Artigos publicados no Periodico


Revisão sistemática sobre a Educação Física escolar na BNCC uma temática ainda em escassez
Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular
Lutas, artes marciais e esportes de combate na educação física brasileira: avaliando e reavaliando perspectivas
E-sports e Jogos Olímpicos: uma crítica jornalística
Relação do Ser Humano e da Sociedade com o Lazer e a Educação Física no Século Xxi
Abordagem de Conceitos Eliasianos e Bourdieusianos: Modelo de Análise na Investigação em Educação Física
Nobreza Competitiva nos Jogos Olímpicos de Tóquio: a Decisão de Barshim e Tamberi Não Foi Uma Vergonha Histórica!
Jogos Eletrônicos, E-sports e Educação Física Aproximações e Distanciamentos
Efeito dos Exercícios Resistidos Sobre a Qualidade de Vida em Idosos: Uma Revisão Narrativa
Treinamento Intervalado e Sua Eficiência Para o Emagrecimento em Adultos Saudáveis: Revisão Sistemática
A Importância da Atividade Física Regular em Grupos de Sedentários Pós Pandemia Por Covid-19: Revisão de Literatura
O Passado Recente da Educação Física no Contexto Luso-brasileiro: Uma Nova Auto-compreensão
O Lugar da Educação Física: Estudo Elaborado a Partir da Realidade da Escola Municipal Geo Juan Antonio Samaranch
Valores ético e Estético do Kung-fu: Uma Revisão Sistemática
Ginástica Laboral: Prerrogativas Para Disseminação
Artes Marciais na Comunidade de Parada de Lucas: Um Estudo Observacional Sobre as Lutas e Artes Marciais nos Projetos Sociais da Região
Sobre o Estilo de Kung-fu Garra de águia
Inclusão de Pessoas com Deficiência Através das Lutas e Artes Marciais
Expectativas da Mídia Sobre o Legado das Olimpíadas de 2016: Racionalidade Instrumental e Substantiva
Relatos Sobre o Sumô Ontem e Hoje no Brasil e no Mundo
Comparação dos Motivos de Ingresso e de Permanência de Jovens Praticantes nas Aulas de Kung-fu
Violência e Fair-play no Meio Esportivo: o Caso do Kunkg-fu
Sobre o Homo Disciplinatus: Uma Visão Sócio-antropológica do Artista Marcial
O Kung-fu Wushu e os Jogos Olímpicos: História e Possibilidades de Inserção

TAGs Relacionadas

Artes Marciais Atividade Física Atividade Motora Adaptada Atividades de Lazer BNCC Base Nacional Comum Curricular Brasil Covid-19 Educação Educação Física Educação Física Escolar Emagrecimento Ensino Escola Pública Esporte Educacional Esportes Estética Exercício Físico Filosofia Futebol Gestão Ginástica Laboral História Idosos Inatividade Física Inclusão Jogos Jogos Eletrônicos Jogos Olímpicos Kung Fu Lutas Mega Eventos Mídia Niteroi-RJ Olimpismo Olimpíadas Pedagogia Portugal Projeto Inteligência Esportiva Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Projetos Psicologia Qualidade de Vida Revisão Sistemática Saúde do Trabalhador Sedentarismo Sociologia Treinamento de Alta Intensidade Treinamento de Força Valores Olímpicos Violência Wushu Ética

Autores Relacionados

Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari Mauricio Murad Roberto Ferreira dos Santos Estêvão Rios Monteiro Amândio Braga dos Santos Graça Paula Queirós Marcelo José Colonna de Miranda Teresa Lacerda Jefferson da Silva Novaes Victor Goncalves Correa Neto Carlos Alberto Figueiredo da Silva Marcelo Alberto de Oliveira Luiz Guilherme da Silva Telles Gleisson da Silva Araujo Rudson Santos da Silva Bruna Santana Anastácio Gabriel Almeida Savonitti Eliane Glória Reis da Silva Souza Georgios Stylianos Hatzidakis Jeferson Jose Moebus Retondar Teresa Oliveira Lacerda Renata Osborne Jorge Felipe Fonseca Moreira Arthur de Sá Ferreira Marcelo Faria Porreti Ronaldo dos Santos Figueiredo Orestes Manoel da Silva João Domi Arthur de Sá Ferreira Jose Mauricio Capinussu de Souza Jorge Felipe Columá Jeter Pereira de Freitas érika Lobo da Silva Carolina Goulart Coelho Elson Nobrega da Silva Junior Luiz Felipe Basilio dos Santos Alan Alcântara Santos Fabiane da Silva Santos Renan Almeida de Souza Wilbert Batista Moreira da Silva Jessica de Souza Taranto Felipe Fernandes Arantes Mariana Gomes Fabio José Cardias-Gomes Paulo Ricardo Gayer Pereira da Costa Caio Fernandes Donato João Luís Mendonça Moreira Carlos Ferrari Sávio da Silva