Atividade:

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2018). Mestre em Educação Física (UFES-2015). Especialista em Gestão Escolar (UFES-2012). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-2006). Professor Adjunto da UFRRJ - redistribuído da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2020 -, atuando como docente do curso de Educação Física. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional, além de ter atuado como professor na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), no qual integra o Comitê Científico do GTT Escola. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF)

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


Usos e apropriações das danças populares na educação infantil de vitória/es
A relação da educação física com o ensino remoto na percepção dos professores de escolas públicas e privadas
Práticas corporais de aventura na educação infantil: experiências docentes mediadas pelo Programa Residência Pedagógica
Educação Física e Educação Infantil: o Estado do Conhecimento Sobre a Formação Docente
A Valorização das Produções Culturais das Crianças nas Aulas de Educação Fí­sica: Análises de Narrativas Docentes
Currículos Prescritos em Projetos Sociais Vinculados às Atividades Físicas e Esportivas
Diálogos Entre as Produções Acadêmico-científicas da Educação Física e os Documentos Orientadores da Educação Infantil
Brincando com as Modalidades Olímpicas na Educação Infantil
Educação Física na Educação Infantil: do Isolamento Pedagógico à Articulação com Outras áreas do Conhecimento
Análise Semiótica do Vídeo Assim é Ser Criança: o Papel do Jogo de Faz-de-conta no Protagonismo e Autoria das Crianças
Experiências Formativas da Educação Física com a Educação Infantil Desenvolvidas no Pibid
Educação Infantil e Formação Docente: Análise das Ementas e Bibliografias de Disciplinas dos Cursos de Educação Física
Brincadeiras Lúdico-agressivas: Tensões e Possibilidades no Cotidiano na Educação Infantil
Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: Diálogos Interdisciplinares Para Produção de Conhecimentos
A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: Pressupostos e Interfaces com a Educação Física

TAGs Relacionadas

Adolescentes BNCC Bibliometria Brincadeiras Conteúdos Cotidiano Escolar Criança Danças Documentação Educação Física Educação Física Escolar Educação Infantil Ensino Remoto Escolas Públicas Exercício Físico Formação Docente Formação Profissional Formação de Professores Infância Interdisciplinaridade Jogos Judô Mídia Pedagogia Pesquisa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Projetos Sociais Prática Pedagógica Publicações Semiótica Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Autores Relacionados

André da Silva Mello Raquel Firmino Magalhães Barbosa Fábio Luiz Loureiro Bethania Alves Costa Zandominegue Silvana Ventorim Luísa Helmer Trindade Cássia dos Santos Gonçalves Amarílio Ferreira Neto Diego Luz Moura Karla Bianca Matias Ferrari Renata Silva Jorge Andrea Brandão Locatelli Angélica Caetano da Silva Aline de Oliveira Vieira Wagner Santos Lívia Caravalho de Assis Maria Luiza Raphael Del Rio Martins Bianca Andreatta Scottá Luiza Fraga Tostes Victor Reis Mazzei Emmily Rodrigues Galvão Anne Schneider Ewald Bruna Almeida Ribeiro Ibsen Pettersen Matheus Furtado Matos Brenda Lucia da Silva Marchiore Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Cláudio Melibeu Bente Paulo Cesar Goncalves Leonardo Filho Mariana Antunes Braz Jéssica Renata Figueiredo Barros Caio Zacharias Pereira Matheus Leite de Oliveira Hellen Costa da Silva Amanda Siqueira Santos Érica Bolzan