Sou professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Atuo nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, como também no mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Coordeno o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e Seus Fazeres (NAIF). O Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), localizado no Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo, foi fundado em 2017 e está registrado no diretório grupos do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9788232508317838). O Naif, desde a sua fundação, tem assumido o compromisso ético, político e estético com as infâncias, buscando retirar as crianças da condição de subalternidade e invisibilidade social, ao reconhecê-las e valorizá-las como agentes do seu próprio desenvolvimento, produtoras de cultura e como sujeitos capazes de pensar e agir sobre si em seus mundos de vida. Para isso, focaliza em suas pesquisas e processos formativos, as práticas pedagógicas da Educação Física, em contextos escolares e não escolares, coproduzidas com as crianças. As pesquisas e as formações conduzidas pelo NAIF estão ancoradas, sobretudo, na Sociologia da Infância, nos Estudos com o Cotidiano e nas produções do Círculo Bakhtiniano, em interface com diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais, como Educação, Psicologia, Sociologia, História e Filosofia. A pesquisa-ação e a etnografia, em suas diferentes perspectivas, são metodologias privilegiadas pelo NAIF na produção de conhecimentos histórico e socialmente referenciados, produzidos com os praticantes do cotidiano, especialmente, com as crianças. Pesquisas bibliográficas, documentais e narrativas também configuram o rol de procedimentos que buscam analisar práticas e representações sobre/com/para as infâncias. Temáticas como relações étnico-raciais, gênero, diversidade sociocultural, formação docente, práticas pedagógicas e políticas educacionais têm constituído o escopo das pesquisas desenvolvidas pelo NAIF.

na Biblioteca

Tese


Mestrado
Capoeira para Adolescentes Internos na Febem: um Estudo sobre a Consciência
Doutorado
Projeto Esporte Cidadão: Avaliação e Reorientação.
Mestrado
Pressupostos Teóricos e Pedagógicos Para a Mediação da Educação Física com Crianças em Tratamento Oncológico
Mestrado
A Prática Pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil: Diálogos Entre a Sociologia da Infância e o Comportamento Motor
Mestrado
Os Conteúdos de Ensino da Educação Física: Produções Acadêmicas e Representações de Alunos Finalistas do Ensino Fundamental
Mestrado
As Brincadeiras Historiadas nas Mediações Pedagógicas da Educação Física com a Educação Infantil
Mestrado
Desafios e Possibilidades Para a Mediação Pedagógica com as Danças Populares no Contexto da Educação Infantil
Mestrado
As Práticas de Ensino do Judô Infantil nas Produções da Pós-graduação Brasileira e nos Discursos dos Professores Dessa Modalidade
Mestrado
Currículos em Projetos Sociais: Entre Prescrições e Práticas Discursivas
Mestrado
Educação Física e Gestão Escolar: Orientações Legais, Produções Acadêmicas, Formação Docente e Representações Sociais
Mestrado
Relações Pedagógicas da Educação Física com Crianças e Adolescentes em Tratamento Oncológico
Mestrado
Relações Pedagógicas da Educação Física com Crianças e Adolescentes em Tratamento Oncológico
Mestrado
Por Uma Perspectiva Pedagógica Para Intervenção da Educação Física com a Educação Infantil
Doutorado
Hibridismo Brincante: Um Estudo Sobre as Brincadeiras Lúdico-agressivas na Educação Infantil
Mestrado
Dinâmica Curricular no Cotidiano da Educação Infantil: Um Olhar a Partir das Práticas Pedagógicas com a Educação Física
Mestrado
O Jogo na Educação Física da Educação Infantil: Usos e Apropriações em Um CMEI de Vitória/ES
Doutorado
O Lugar da Educação Física na Educação Infantil
Mestrado
O Pibid e a Formação Docente em Educação Física Para a Educação Infantil
Mestrado
Atividades Físicas e Esportivas em Projetos Sociais: Sentidos Construídos Pelos Educandos do Centro Social São José de Calasanz
Mestrado
A Valorização das Produções Culturais das Crianças nas Mediações Pedagógicas do Professor de Educação Física na Educação Infantil
Graduação
Representações Sociais dos Praticantes da Escolinha de Esportes de Vitória: Sentidos Produzidos e Reorientações Pedagógicas
Mestrado
Educação Física com Crianças de Seis Meses a Dois Anos de Idade: Práticas Produzidas no Cotidiano de Um Cemei de Vitória/es
Mestrado
Representações Sociais de Professores Sobre a Inserção/intervenção Pedagógica da Educação Física na Educação Infantil de Serra
Mestrado
A Cultura Popular nas Aulas de Educação Física: Usos e Apropriações em Uma Escola Pública de Serra/es
Nenhuma publicação

Artigos publicados no Periodico


Práticas de apropriação da capoeira e as redes de sentidos compartilhadas pelos italianos
A complexidade do brincar na educação infantil: reflexões sobre o brincar lúdico-agressivo
Discursos de professores de judô do Espírito Santo sobre práticas pedagógicas para crianças
Usos e apropriações das danças populares na educação infantil de vitória/es
Desafios Para o Trabalho Interdisciplinar com Crianças em Tratamento Oncológico Experiências no Projeto Brincar é o Melhor Remédio
Educação Física e Educação Infantil: o Estado do Conhecimento Sobre a Formação Docente
Discursos de Professores de Judô do Espírito Santo Sobre as Práticas Pedagógicas Para as Crianças
O Brincar e a Criança em Tratamento Oncológico Relações Para Além da Dimensão Terapêutica
A Valorização das Produções Culturais das Crianças nas Aulas de Educação Fí­sica: Análises de Narrativas Docentes
Currículos Prescritos em Projetos Sociais Vinculados às Atividades Físicas e Esportivas
Diálogos Entre as Produções Acadêmico-científicas da Educação Física e os Documentos Orientadores da Educação Infantil
Educação Física e o Processo de Escolarização: Uma Análise Sob a Perspectiva do Aluno
Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Saberes Compartilhados nas Narrativas Docentes
Educação Física e o Processo de Escolarização: Uma Análise Sob a Perspectiva do Aluno
Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Saberes Compartilhados nas Narrativas Docentes
Investigação Narrativa e Formação de Professores de Educação Física: Possibilidades Para Uma Prática Colaborativa
A Complexidade do Brincar na Educação Infantil: Reflexões Sobre as Brincadeiras Lúdico-agressivas
Usos e Apropriações das Culturas Populares nas Aulas de Educação Física de Uma Escola Pública
Atividades Físicas e Esportivas nos Projetos Sociais o Estado do Conhecimento em Revistas Científicas da Educação Física
Atividades Físicas e Esportivas nos Projetos Sociais o Estado do Conhecimento em Revistas Científicas da Educação Física
Educação Física na Educação Infantil: do Isolamento Pedagógico à Articulação com Outras áreas do Conhecimento
Análise Semiótica do Vídeo Assim é Ser Criança: o Papel do Jogo de Faz-de-conta no Protagonismo e Autoria das Crianças
Experiências Formativas da Educação Física com a Educação Infantil Desenvolvidas no Pibid
Educação Infantil e Formação Docente: Análise das Ementas e Bibliografias de Disciplinas dos Cursos de Educação Física
A Construção da Diferença: Rivalidade e Violência Entre os Grupos de Capoeira de Piúma/es
Representações Sociais dos Participantes de Projeto Esportivo de Vitória
A Formação Docente na Escola de Educação Física do Espírito Santo: Circulação de Saberes e Práticas na Década de 1930
Práticas de Apropriação dos Professores de Educação Física nas Formações Continuadas: Trilhando a Produção de Sentidos
Por Uma Teoria da Educação Física Brasileira na Imprensa Periódica de Ensino, Técnica e Científica
Intervenção da Educação Física em Projetos Sociais: Uma Experiência de Cidadania e Esporte em Vila Velha (es)
Brincadeiras Lúdico-agressivas: Tensões e Possibilidades no Cotidiano na Educação Infantil
Narrativas de Formação Continuada: Sentidos Produzidos Por Professores de Educação Física
Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: Diálogos Interdisciplinares Para Produção de Conhecimentos
A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: Pressupostos e Interfaces com a Educação Física
Educação Física na Educação Infantil: Produção de Saberes no Cotidiano Escolar
Investigação Narrativa e Formação de Professores de Educação Física: Possibilidades Para Uma Prática Colaborativa
Jogo e Protagonismo da Criança na Educação Infantil
Educação Física e o Processo de Escolarização: Uma Análise Sob a Perspectiva do Aluno
Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Saberes Compartilhados nas Narrativas Docentes
Evasão e Permanência no Projeto Esporte Cidadão
O Protagonismo de Pessoas com Deficiência Intelectual no Processo de Ensino-aprendizagem da Capoeira
Educação Física e Esporte: Reflexões e Ações Contemporâneas
A Produção Acadêmica Sobre Conteúdos de Ensino na Educação Física Escolar
Representações Sociais Sobre a Educação Física na Educação Infantil
Entrada e Permanência de Mulheres em Projeto Para Jovens: Um Caso de Cidadania Reclamada

TAGs Relacionadas

criança Adolescentes Aprendizagem Atividade Motora BNCC Bibliometria Brincadeiras Capoeira Cidadania Ciências do Esporte Conteúdos Cotidiano Escolar Criança Crianças Cultura Câncer Danças Documentação Educação Básica Educação Continuada Educação Física Educação Física Escolar Educação Infantil Ensino Ensino Fundamental Escola Esportes Estado do Espírito Santo Formação Continuada Formação Docente Formação Profissional Formação de Professores História Inclusão Infância Interdisciplinaridade Jogos Judô Mulher Mídia Oncologia Pedagogia Pesquisa Políticas Públicas Produção Científica Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Projetos Projetos Sociais Prática Pedagógica Publicações Representações Sociais Semiótica Sociologia Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Treinamento Violência

Autores Relacionados

Wagner dos Santos Rodrigo Lema Del Rio Martins Amarílio Ferreira Neto Omar Schneider Raquel Firmino Magalhães Barbosa Silvana Ventorim Bethania Alves Costa Zandominegue Renata Silva Jorge Sebastião Josué Votre Marcos Vinicius Klippel Luísa Helmer Trindade Fábio Luiz Loureiro Juliana Martins Cassani Matos Igor Câmara Luiz Aline de Oliveira Vieira Veronica Freitas dos Santos Livia Carvalho de Assis Lívia Carvalho de Assis Amanda de Pianti Rosa Wagner Santos Felipe Rodrigues da Costa Bianca Andreatta Scottá Maria Cecília da Silva Camargo Emmily Rodrigues Galvão Anne Schneider Ewald Cássia dos Santos Gonçalves Jéssica Silva Souza Ana Claudia Silvério do Nascimento Ibsen Lucas Pettersen Antonio Jorge Gonçalves Soares Hugo Rodolfo Lovisolo Marcela Bruschi Laís Albuquerque Rodrigues Marcelo Laquini Eller Karolina Sarmento Rodrigues Andrea Brandão Locatelli Renata de Souza Santos Giuliano Gomes de Assis Pimentel Angélica Caetano da Silva Aline de Oliveira Vieira Lívia Caravalho de Assis Jéssica de Souza Silva Luiza Fraga Tostes Victor Reis Mazzei Bruna Almeida Ribeiro Ibsen Pettersen Érica Bolzan Bethânia Alves Costa Zandominegue Alexandre Freitas Marchiori Fabio Luiz Loureiro