IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/rbce/issue/view/73Endereço
UFES
Programa
Realização: CBCE - UFES
UFES
Realização: CBCE - UFES
Formação do Educador: Relato de Uma Experiência Alternativa Por Silvana Martins de Araújo Maria Regina Martins Cabral
O Ensino/aprendizagem na Cortada no Voleibol Sob o Ponto de Vista Desenvolvimentista Por Arno Krug
Novos e Antigos Documentos Para a História da Educação Física Brasileira - Um Levantamento na Biblioteca Nacional Por Victor Andrade de Melo Patrícia Dini
Olimpíadas Escolares: Uma Proposta Sob a ótica da Cultura Corporal Por Marcos Avellar do Nascimento Victor Andrade de Melo
A Convalidação de Uma Abordagem Metodológica na Disciplina Prática de Ensino do Curso de Educação Física da UFPE Por Marcelo Tavares
Capoeira Como Conteúdo Escolar, Um Relato de Experiência Por Maria Cecília de Paula Silva
A Sistematização do Conhecimento Sobre Jogos Esportivos na Perspectiva Crítico Superadora Por Cláudio Santos Júnior
A Educação Física Escolar Analisada a Partir de Três Diferentes Perspectivas Por Fatima Maria Pilotto
A Questão da Competição: Perspectivas Pedagógicas e Possibilidades Metodológicas Por Marcello Fernando Bulhões Martins
O Mundo Vivido Pela Criança X o Conhecimento do Professor de Educação Física Por Patrício Antônio de Souza
Diferenças Individuais no Equilíbrio e a Sua Relação com o Rendimento Escolar de Crianças na Faixa Etária de 7 Anos Por Marcello Fernando Bulhões Martins
Proposta de Organização nas Aulas de Educação Física Infantil Por Aparecida Oliveira do Amaral Paulo Roberto Brzezinski
Atividade Física na Pré-escola, Um Salto Para a Liberdade Por Maria Aparecida Rúbia Laís Teresinha Custódio
Situação da Educação Física nas Séries Iniciais Por Mariângela da Rosa Afonso Celcemar Oliveira Farias Viviane Hax Nogueira
Educação Física na Pré-escola: a Necessidade de Um Trabalho Integrado Por José Pereira de Melo Ademir de Marco
Dança Hip-hop Por Lana Costa Faria
A Dança e o Ser Humano em Sua Unidade: Discussões Para Formular Uma Proposta Metodológica de Ensino Por Cecília Pessoa de Andrade Ceorgette Alonso Hortale Ludmila Stelet Fernandes Ana Júlia P. Pacheco
Movimento - Arte - Linguagem: o Estético e o Sentido em Dança Por Mônica Fagundes Dantas
O Movimento Funk Sob a Perspectiva da Interdisciplinaridade: Um Relato de Experiência Por Marcos Avellar do Nascimento Marco Antônio F. da Silva
Perspectivas Metodológicas Para o Ensino da Dança de Salão Por Carla Cristina Pereira Wilson Vassalo Fagundes
Grupo Parafolclórico da UFRN - a Importância da Preservação das Danças Folclóricas nos Processos Cultural e Educacional Por Larissa Kelly de Oliveira Rita Luzia de Souza Santos
A Pratica da Atividade Física na Terceira Idade Por Simoni Arminio Cláudia Antunes da Silva Elaine Romero
Contato com a Terceira Idade Por Joice de Lourdes Paladino Aires Milene Vidal Machado Roberta dos Santos Xavier Simone Crizel Leiria Simone Zielke Eliane Pardo Chagas
A Terceira Idade na Sociedade Atual: Fragmentos Sobre Educação, Lazer e Velhice Por Cândida Luisa Pinto Cruz
Lazer e Aposentadoria: o Caso da Associação dos Aposentados de Campinas e Região Por Kátia Cristina Calegari
Programa Sistematizado de Atividades Aquáticas em Uma Criança com Síndrome de Down Por Paulo José B. Gutierres Filho
Tênis de Campo Aplicado à Reabilitação de Portadores de Tetraplegia Por Eder Sant Ana Reis Fernando Ennes Kátia Borges
A Agressividade na Escola Pública: a Opinião dos Alunos Por João Flávio Bibiano
Alerta Coração Por Raimundo Nonato Nunes
Resposta Funcional de Pacientes Diabéticos a Um Programa de Exercícios Aeróbicos Por ângela de Passos Florismar O. Thomaz
A Contribuição do Profissional de Educação Física Para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Portadores de Distrofia Muscular Progressiva Por Fabiano Tavares Gilberto Moreira Santos Júnior Silvana Aparecida Pessoa
Recuperação de Traumatologias Desportivas nos Membros Inferiores e Superiores Por Válbia Suely Moraes Monteiro
Programas da Saúde e Prevenção da Hipertensão Arterial no Ensino de Educação Física de 1º Grau Por Raimundo Nonato Nunes
Estruturação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte Por Larissa Kelli de O. M. Tibúrcio
O Espaço de Trabalho do Profissional de Educação Física Por Rosaura Borges Martins
Estudo do Conhecimento dos Professores de Educação Física com ou Sem Formação Específica Que Atuam na Rede Pública do Espírito Santo Por Antônio Carlos Morais
Educação Física: em Busca de Uma Praxis de Formação Profissional Por Orlando Nobre de Sousa Pedro Paulo Maneschy Albêne Lis Monteiro Regina C. Carvalho
Formação Profissional: Prática de Alienação ou Prática de Libertação? Por Marcelo Ribeiro de Castro
Bacharelado em Educação Física: Uma Proposta Interdisciplinar Por Mauricio Teodoro de Souza Isabel Coelho Mola Luis Guilherme Coelho Mola
Estudo da Incidência de Lesões Musculares Esqueléticas Frente à Diferentes Tipos de Treinamento em Ratos Wistar Por Florentino Assenço Alves Filho Vilmar Baldissera Tânia de Fátima Salvini
Análise das Modificações nos Tipos de Fibras Musculares Esqueléticas em Ratos Wistar Submetidos a Diferentes Protocolos de Treinamento em Corrida e Natação Por Juciléia Ferreira Florentino Assenço Alves Filho Tânia de Fátima Salvini
Avaliação Biométrica e Corporal Por Cilmar Fernando Weis Ursula Muller
Percentual da Modalidade do Quadril: Indicador de Desempenho da Mecânica Corporal Por Sergio Amauri Barros
Influência dos Efeitos do Treinamento Competitivo de Natação em Crianças Por Anselmo José Perez
Atletismo e Promoção da Saúde nos Livro-texto Brasileiros Por Marcos Santos Ferreira
Teste de Velocidade de Percepção Periférica e Movimentação Ocular em Atletas de Futebol Por Paulo Gonçalves Durval Carvalho
O Julgamento da Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) Por Elizabete de Fátima de C. Rosseti
Meninos, à Marcha! Meninas à Sombra! a História da Educação Física em Belo Horizonte (1897/1994) Por Eustáquia Salvadora de Sousa
Natação Sincronizada: Uma Abordagem Histórica no Estado do Rio de Janeiro no Período de 1942-1992 Por Lívia Prestes Lemos da Silva
Histórico do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (RS): Contextualizando a Sua Criação Por Janice Zarpellon Mazo
Análise Corporativa de Emoções dos Alunos com a Descrição de Seus Professores Por Pedro José Winterstein Vilma Lení Piccoli
Violência nas Aulas: Uma Abordagem a Partir da Prática Pedagógica nas Aulas de Educação Física Por Luis Adolpho Alves e Silva
Análise Fenomenológica da Percepção das Emoções em Aulas de Educação Motora na Escola Por Vilma Lení Piccoli Pedro José Winterstein
A Dança no Contexto do Projeto de Formação Integral da Criança (PROFIC) Por Andréa Bueno Sáez Roberta Cortez Gaio
A Resistência às Práticas Escolares na Corporeidade dos Maus Alunos Por Heloísa Paré Ribeiro Florismar O. Thomaz
Por Um Novo Referencial Ao Fenômeno Corporeidade Por Sergio Servulo Ribeiro Barbosa
Sobre o Corpo na Academia - a Busca de Interesses e Significados Por Cristiane Ker de Melo
O Corpo na ótica dos Alunos de Educação Física e de Medicina da UFES Por Beatriz Moreira Raynald Liliane de Mello Braz Elaine Romero
Vivências Lúdicas do Corpo Como Meio e Fim Educacional Por Christianne Luce Gomes
Dos Lápis Coloridos Ao Povo Paulistano Por Marcelo Pereira de Andrade
A Carta de Sergipe: Reivindicações na área de Educação Física e Esportes no Nordeste do Brasil Por Solange Lacks Celi Nelza Zulke Taffarel
Estágio de Vivência Interdisciplinar em Assentamentos Rurais Por Ari Lazzarotti Filho Alex Sandro B. dos Santos
A Cultura do Movimento em Assentamentos do Movimento Sem Terra Por Ari Lazzarotti Filho
Cultura Corporal de Crianças e Adolescentes da Zona Rural do Município de Teresópolis (3º Distrito) Por Marcia da Silva Damazio Maria Fátima Paiva Maria José Paiva Vitor Marinho de Oliveira
Vivências Corporais em Mulheres em Situação de Violência Por Helena Altmann Fátima Pilotto Patrícia Vieira Silvana Vilodre Goellner
A Produção de Violência na Corporeidade de Crianças de e na Rua na Cidade de Pelotas Por Celcemar Farias Ana Maria P. Rocha
Uma Proposta de Programa Para o Ensino da Educação Física na Escola Por Marcílio Souza Júnior
A Educação Física no Cotidiano da Escola Pública Por Giovani de Lorenzi Píres Paulo Ricardo do Canto Capela
Conteúdo Prático e Compreensão da Educação Física em Uma Escola Pública: Um Estudo de Caso Por Ivan Marcelo Gomes
Repensando a Educação Física nas 5ª Séries do 1º Grau em Uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria, no Ano de 1995 Por A. B. Ávila E. L. O. Lopes E. Naressi M. S. Souza C. Ten Caten M. A. Vieira
A Ausência de Aulas na Escola Pública: Um Ato Político Por Marco Antonio Fidalgo Amorim
A Prática Pedagógica da Educação Física na Escola Pública: Relato de Uma Experiência Por Pedro Ferreira da Silva Júnior
Normatização de Testes de Proficiência Motora Para Crianças em Idade Escolar Para o Estado do Rio Grande do Sul Por Marcelo Faria Silva Luiz Cláudio M. Chiaramonte Carla M. Chaves de Lima R. D. Petersen
Frequência do Conhecimento de Resultados e Prática Randômica na Aprendizagem de Habilidades Motoras Por Uzete Chiviacowsky José Francisco Schild Cimara Corrêa Machado Ana Carla Dias Carvalho
Interferência Contextual e Variáveis do Contexto de Prática : Variáveis Preliminares Por Umberto Cesar Correa Ana Maria Pellegrini
Interferência da Motivação Intrínseca no Desempenho Motor de Crianças da 5ª Série de Escolas Públicas e Particulares Por Ursula Muller
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Por Yara Aparecida Couto Giselda A. C. Gonçalves
Efeito da Interferência Contextual na Aprendizagem de Habilidades Motoras Por Suzete Chiviacowsky José Francisco Schild Cimara Corrêa Machado Ana Carla Dias Carvalho
A Possibilidade de Uma Ação Interdisciplinar nas Aulas de Educação Física Por João Martins Nogueira Júnior Andrea Moreno Silvio Ricardo da Silva
Uma Intervenção Interdisciplinar Junto a Adolescentes em Situação de Risco Por Francisco José da Silva
Interdisciplinaridade: Uma Reflexão Sobre Essa Possibilidade na Educação Física Por Elizabeth Jatobá Bezerra Tinoco
As Tendências Didático-pedagógicas e a Questão da Disciplinaridade Por Cláudio Lúcio Mendes
O Projeto de Interdisciplinaridade da Prefeitura de São Paulo: Um Estudo Crítico Por Ana Lúcia Slikta
A Interdisciplinaridade a Partir de Um Tema Gerador: a Relação Possível Entre Currículo e Realidade Por Florismar Oliveira Thomaz Nádia Martins de Campos
Para Pequenos Trabalhadores na Rua Por Anderson Gonçalves da Silva Beatriz Moreira Reynald Liliane de Mello Braz Kefren Calegari dos Santos Marcelo Augusto Laranja Pinto Simoni Arminio
Natação Masters: Estilo de Vida ou Adaptação Social? Por Antonio Jorge Gonçalves Soares
A Natação de Competição e a Socialização Por Marcelo Laranja Pinto Elaine Romero
Natação: Desporto Burguês? Por Alexandra Marques Abrantes Viana
Nadar: Uma Conserva com a Lagoa do Peri Por Elaine Vargas Guimarães Giovani de Lorenzi Píres
A Natação na História do Homem Por Ana Carolina Lima Costa
Idosos em Movimento - Mantendo a Autonomia: Promovendo a Saúde em Ambiente Multicultural Por Alfredo Gomes de Faria Junior
Corporeidade e Solidariedade na Idade Avançada Por Sandoval Villaverde
Retrospectiva e Perspectiva dos Idosos Diante da Aprendizagem e Desempenho de Ações Motoras Por Giovana Zarpellon Mazo
Educação Física: a Busca de Um Corpo Obediente? Por Zelia Natalia Coletti Ohlweiler
O Objeto de Estudo da Educação Física Escolar: a Expressão Corporal Como Linguagem - o Que nos Aponta a Teoria Por Lívia Tenorio Brasileiro
Ludicidade: a Linguagem Corporal Que a Escola Tenta Silenciar Por Cleomar Ferreira Gomes
Corpos Femininos na Relação com a Cultura Por Heloísa Turini Bruhns
Metodologia e Estilos de Atuação dos Professores de Educação Física Por Victor Shigunov
A Intensificação do Funcionamento Intelectual dos Estudantes de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries das Escolas de 1º Grau em Sala de Aula Por Meio da Utilização de Pequenos Intervalos com Atividades Físicas Por Dari Francisco Góller
Proposta Para o Ensino de Educação Física Por Guillermo de ávila Gonçalves
Avaliação do Ensino-aprendizagem na Educação Física e a Formação do Cidadão Por Zelia Natalia Coletti Ohlweiler
A Psicologia da Atividade de Pavlov à Vigotsky: Por Uma Diatribe da Teoria da Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Por Tarcísio José de Melo Ferreira
Educação Física em Escolas de 1º e 2º Graus: Um Estudo Epistemológico Por Marcílio Souza Júnior
Contribuições de Vigotsky à Educação Física Por Hércules de Nadai Aranda
Educação Física Escolar: Uma Abordagem Sócio-histórica Por André S. Martins Luciana P. Marques Carla Cristina C. Pereira Maria S. Bueno Walter G. Morais Filho Wilson V. Fagundes
A Intervenção do Profissional de Educação Física na Recreação das Crianças Hospitalizadas Por Andréya Montinni Azenatte Eclésia Elisandra Duarte Tarciana Rodrigues Maria Quitéria Leonéa Vitoria Santiago
Representações Sociais e Experiências de Lazer Entre os Jovens da Cidade de Viçosa Por Giuliano Gomes de Assis Pimentel Maria das Graças M. Ribeiro
Projeto de Elaboração de Uma Proposta Curricular em Educação Física Para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cuiabá Por Beleni Saléte Grando Márcia Luiza M. Figueira Sodré
Construção Coletiva de Uma Proposta Para a Disciplina de Didática da Educação Física no Curso de Magistério - 2º Grau Por Cinara Valency Enéas
Análise dos Conteúdos Ministrados na Disciplina de Didática da Educação Física do Curso de 2º Grau - Magistério nas Escolas da 14ª D.E./RS Por Cinara Valency Enéas Luciane Karnicowski
O Ensino da Educação Física nas Escolas de 1º Grau em Piracicaba: Uma Reflexão Sobre as Convergências e Divergências Entre o Planejamento e a Ação Pedagógica Por Roberta Cortez Gaio Regina Simões
Funec - Perspectivas Para o Ensino da Educação Física, Extra-turno, Numa Instituição Pública de 2º Grau Por Gounnersomn Luiz Fernandes Jane Celeste C. C. Eleutério
O Perfil da Educação Física nas Escolas de 1º Grau no Município de São Gonçalo Por Letícia Conceição de A. Lima
A Dança: Conteúdo Escolar Para a Compreensão Histórico Crítica da Cultura Corporal Por Roseane Soares de Almeida Thereza Santos
Dança: Uma Proposta de Trabalho na Escola Por Maria Cecília de Paula Silva
Educação Física e Dança: Algumas Inquietações Por Larissa Michelle Lara
O Ensino da Dança em Natal - RN Por Ana Cláudia Albano Viana Conceição de Maria do Nascimento Herbert Menezes
O Ensino da Dança na Escola Pública do Rio de Janeiro Por Cristina R. Gonçalves Pereira
A Contribuição da Expressão Corporal Para Alunos de Um Curso de Formação em Dança Por Mônica de Souza Lima
A Disciplina Recreação no Curso de Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desportos da UFPE: Espaço Coletivo de Construção do Conhecimento no âmbito do Lazer Por Tereza Luiza de França
A Prática Pedagógica no âmbito do Lazer/recreação na área da Educação Física e Esporte: Relato de Uma Experiência Por Juliana Maia da Silva
Tempo Livre e Lazer: Existência e Significado Por Wenceslau Leães Filho
A Dualidade Sociedade/natureza Refletida Pelo Lazer Por Rubia-mar Nunes Pinto
Ginkaduro na Trilha: Uma Nova Experiência Por Tânia Regina Bonfim Cislaine Gonçalves Alexandra Fiori Simone Etgeton Mônica Zem
Práticas Lúdicas e Memória Social: Suas Implicações no Processo Educativo de Comunidades Por Roselaine Kuhn
Algumas Considerações Sobre o Ensino do Esporte na Escola Por Ricardo de Figueiredo Lucena Anselmo José Perez
O Atletismo Como Veículo da Educação Para a Saúde: Relato de Uma Experiência Por Marcos Santos Ferreira
Um Diagnóstico Qualitativo da Situação do Futebol nas Escolas Municipais de Pelotas - RS Por C. A. S. Oliveira R. L. Peterson M. P. Compassi L. J. do Carmo F. R. Vargas Manoel da Cunha Costa C. L. Júnior da Cunha A. C. da Rosa L. C. Gusmão
Esporte Competitivo Exacerbado e Esporte Lúdico Solidário Por Flávio Rogério de Barros Alves
Competição, Educação e Sociedade: em Busca da Compreensão do Sentido/significado da Competição na Escola e na Aula de Educação Física no 1º Grau Por Ivane A. Assunção Patrícia do Prado Cleber G. Casagrande Gabriel Humberto Muñoz Palafox
Introdução À Ontologia da Competição Por Cleber Garcia Casagrande Ivane Aparecida de Assunção Patrícia do Prado Gabriel Humberto Muñoz Palafox
Vivência Possível do Sonho Corporal Lúdico Por Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto
Educação Física Universitária na Perspectiva de Construção do Saber Por Edgar Dolzanes Kettle Marta Genú Aragão
Estudo de Técnicas Corporais e Teorias da Corporeidade Direcionadas Para a Arte, Ciência e Educação Por Edson Cesar Ferreira Claro
Motricidade e Corporeidade: a Complexa Dinâmica da Relação Matéria/energia Por Katia Brandão Cavalcanti
Motricidade, Corporeidade e a Sincronicidade Por Katia Brandão Cavalcanti
A Perspectiva Cartesiana de Corpo e Sua Influência na Educação Física Por Terezinha Petrucia da Nóbrega
Formação Profissional e Reformulação Curricular: Para Onde Caminham os Cursos de Graduação em Educação Física da IFES? Por Gabriel Humberto Muñoz Palafox
Tai-chi-chuam, Uma Ginástica ou Dança? Experiência Não Formal em Educação Física Escolar Por Saio Tavaler
Capoeira: Uma Discussão Por Ana Rosa Fachardo Jaqueira Elenice Faccion
Os Efeitos da Prática da Capoeira Sobre a Força, Flexibilidade, Resistência, Habilidade e Composição Corporal Por Haron Crisóstomo Castanon Mattos Elenice Faccion
A Técnica de Preferência Como Fator de Influência no Aparecimento de Desvios Posturais em Judoca Por Saray Ciovana dos Santos
A Informática na Educação Física Brasileira no Contexto do Discurso da Formação de Uma Nova Era Por Hajime Takeuchi Nozaki
A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a Produção Científica da Educação Física Brasileira Por Carlos da Fonseca Brandão
Caderno de Debates - Movimento Estudantil e Currículo Por Lisandro Lopes Valente Maria do Carmo M. Pinheiro
Contribuições do Movimento Estudantil Para a Formação do Professor de Educação Física: o Caso do IEFD/UERJ Por Marcelo Guina Ferreira
Educação Física Escolar na Perspectiva Discente: o Desvelar do Real e do Imaginário Por Wagner Wey Moreira Pedro Paulo Maneschy
Fundamentos de Uma Pedagogia do Pátio no Pensamento e na Prática Pedagógica de Dom Bosco Por Kleber do Sacramento Adão
Elementos Críticos Para Elaboração de Uma Teoria Pedagógica da Educação Física Escolar: Um Estudo nas Escolas Públicas de Aracajú/SE Por Iracema Soares de Souza
Formação Profissional e Reformulação Curricular: Para Onde Caminham os Cursos de Graduação em Educação Física da IFES? Por Gabriel Humberto Muñoz Palafox
A Educação Física Escolar em Bases Biológicas E/ou Sociais: Uma Questão Prática Por Iracema Soares de Sousa
A Pesquisa-ação nos Estudos Sobre a Prática Pedagógica em Educação Física Por Pedro Ferreira da Silva Júnior
A Produção do Conhecimento na Educação Física Brasileira e a Sua Proposta de Intervenção na Educação Física Escolar Por Paulo Carlan
Produção do Conhecimento: Cadernos de Texto da Graduação Por Eliane Prado Chagas Luis Carlos Rigo Carlos Alex Martins Soares
Nota Sobre a Relação Entre Educação, Educação Física e Sociedade Por Márcio Norberto Faria Wilson Rinaldi
A Educação Física do Ponto de Vista da História Por Carlos Herold Junior Zélia Leonel
Pedagogia da Educação Física: em Busca de Um Mapeamento Geral Por Marcelo Guina Ferreira
Elementos de Reflexão Para Uma História Social da Ginástica Por Fernanda Simone Lopes de Paiva
Prática Esportiva e Cidadania Por Augusto Cesar Rios Leiro
Reconstruindo Diversos Olhares na Educação Física Escolar: o Imaginário do Simpósio Nacional de Ginástica Por Florismar O. Thomaz Márcio X. B. Figueiredo Joice A. Paladino
Os Métodos Ginásticos Europeus Que Mais Influenciaram a Educação Física Brasileira, Destes Educação Física Escolar Por Marcílio Donizete Lucas
Refletindo a Ginástica Por Raquel Andrezzo Marise de Matos Gonçalves Odair dos Santos Iara Regina Damiani de Oliveir
A Avaliação nas Aulas de Educação de Educação Física: Reflexões Críticas Por Fabiano Borstmann da Rosa
Função da Educação Física Escolar Por Marise Matos Gonçalves Raquel Andrezzo Odair dos Santos Iara Regina Damiani de Oliveira
Educação Física: Contextualização da Prática Pedagógica Por Roberto Jerônimo dos Santos Silva
Avaliação da Aprendizagem em Educação Física na Funec Por Wagner Prates de Lima Helena Tavares Leandro Maria José de Paula
A Avaliação Educacional em Educação Física: Um Estudo Crítico das Novas Correntes Teóricas (1970-1990) Por Ana Lúcia Slikta
Concepções de Aulas Abertas à Experiência: Uma Vivência Pedagógica no Contexto da Escola Pública Por Homero Luis Alves de Lima
A Produção do Conhecimento Interdisciplinar em Nutrição & Trabalho Pela Educação Física: Relatos dos Projetos NEPAS/UFMA Por Adriano Fortes Maia
Princípios Biomecânicos Aplicados Ao Ensino da Dança Por Ana Júlia P. Pacheco
A Potência de Partida no Desempenho do Nadador na Prova dos 50 Metros Nado Livre: Um Estudo Piloto Por Fabiano Pries Devide
Democratização dos Espaços Urbanos Para o Lazer na Cidade de Florianópolis Por Maurício Roberto da Silva
Plano Decenal de Educação Para Todos Por Alexandre Farias da Costa
Políticas de Ação da Subcoordenadoria de Educação Física e Desportos do Rio Grande do Norte de 1987 a 1994 Por Karenine de O. Porpino
Clubins: Um Espaço Para a Educação Física Por Aguinaldo César Pedroso Sílvia Lorini dos Anjos
Hábitos de Vida e Prática Desportiva em Escolares da Rede Municipal de Porto Alegre Por Lisiane Torres e Cardoso Edmilson Santos dos Santos Adroaldo Cezar Araujo Gaya Ana Cristina Palermo
As Preocupações e o Grau de Importância Atribuído Por Crianças e Jovens Ao Complexo Corpo, Saúde, Aspecto e Condição Física Por Marcelo Silva Cardoso Adroaldo Cezar Araujo Gaya
Comparação do Vo2 Máximo Estimado, Tempo de Corrida de 50 Metros e Carga Psíquica de Jogadores de Futebol de Posições Diferentes, de Equipes de Categoria Júnior, da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Mg Por Guillermo de ávila Gonçalves
Avaliação Eletromiográfica da Participação de Músculos dos Membros Inferiores no Chute de Peito de Pé no Jogo de Futebol Por Maria Inês Ferreira Ana Cláudia C. Cunha Patrícia L. Cunha Claudia C. Peixoto
A Evolução da Preparação Psicológica no Ambiente Desportivo Por Gilca Espínola de C. Maia
Treinamento Desportivo Precoce: Uma Crítica Inicial Por Humberto Luis de D. Inácio
Os Mediadores na Aquisição da Zona de Desenvolvimento Potencial: Uma Abordagem Baseada em Vigotsky Por Miriam Beatris Reckziegel
A Aula de Educação Física Escolar e o Desenvolvimento Moral do Indivíduo Numa Perspectiva Kohlbercuiana Por Eduardo Luiz Lopes Montenegro Nilda Teves
A Relação Sujeito/meio em Piaget, Vigotsky e Wallon Por Wesley Luiz Delconti Eliane Rodrigues dos Santos
Os Fundamentos Sociais da Educação Física e do Desporto em Portugal Por Manuela Hasse
A Criança no Mundo de Oz à Jornada nas Estrelas Por Patrícia Lessa dos Santos Tânia Bonfim
A Criança no Imaginário de Futuros Professores de Educação Física Por Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro Helder Guerra de Rezende
Aprendizagem de Movimentos Novos na Hipótese de Variabilidade de Prática Por Luiz Antônio da Silva
Construção e Avaliação de Um Programa de Estimulação Para Crianças Desnutridas Graves no Primeiro Ano de Vida Por Silvana Maria M. da Silva Ademir de Marco
Perfil de Desenvolvimento Neuromotor e Detecção de Atrasos em Crianças Desnutridas Graves na Primeira Infância: Um Estudo de Caso Por Silvana Maria M. da Silva Durlei de Carvalho Cavicchia
Das Escrituras à Escola Pública: a Educação Física nas Séries Iniciais do 1º Grau Por Tarcísio Mauro Vago
Educação Física na Pré-escola em Busca de Uma Legitimação Pedagógica Por Maria Célia Albuquerque
Concepção da Professora da Pré-escola Sobre a Função dos Brinquedos Cantados: Um Estudo Descritivo e Etnográfico Por Liliane Carvalho de Souza
Desenvolvimento da Consciência Corporal: Uma Experiência da Educação Física na Idade Pré-escolar Por José Pereira de Melo
Pensar e Fazer: Problema do Professor? Por Roseane S. Almeida
Diagnóstico e Perfil de Atuação dos Professores e a Satisfação dos Alunos em Relação às Aulas de Educação Física Por Victor Shigunov
A Educação Física Enquanto Prática Pedagógica Transformadora Por Jamerson Antônio de Almeida da Silva
Ação Política-pedagógica do Professor de Educação Física Por éder Sant Anna Reis
Educação Física Para a Transformação Social: Uma Abordagem Dialética do Ensino Por Jamerson Antônio de Almeida da Silva
Conflitos de Imaginários: o Que é e o Que Quer a Educação Física Escolar em Maceió Por Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro
Ideologia Sexista nas Atividades Motoras de Crianças das Séries Iniciais Por Maria Aparecida Passini
O Sentir nas Aulas de Educação Física Por Karenine de O. Porpino Edson César F. Claro
Oficinas de Educação Corporal: Experiência e Movimento Por Auria de Oliveira Carneiro Janaiçara Lara Josiane Angelotti Larissa Michelle Lara Lilian Magnani Mara C. Rafael Rosane Sakuma
Simetria na Coordenação da Locomoção de Um Indivíduo Portador de Perna Mecânica Por Maria Ceorgina M. Tonello Ana Maria Pellegrini
Atividades Físicas Para Pacientes Psiquiátricos no Instituto Raul Soares Por Kátia Borges Wagner Corrêa Vanessa Freire Paulo Barcelos Maura de Coelho
Prática Pedagógica de Educação Física em Portadores de Deficiência Mental Por Sidney de Carvalho Rosadas Edmara Belisário Elisângela Soares Mônica Siqueira Valéria Amorim
Natação Como Parte no Desenvolvimento de Crianças Deficientes Visuais Por Alexandre Carriconde Marques Gisele Maria Rodrigues Machado Rosane Voigt Borchhardt Anderson Tavares Meireles
A Contribuição da Educação Física na área da Deficiência Visual Por Gisele Maria Rodrigues Machado Rosane Voigt Borchhardt Renato Siqueira Rochelort
Concepções Sobre Deficiente dos Acadêmicos da ESEF/UFPEL Por Ana Luiza Madruga de Rodrigues Sandra Codinho Lagaron Marques
A Escola de Educação Física do Espirito Santo Por Dirce Maria Corrêa da Silva
A Educação Física no Espírito Santo: Memória e História (1930-1960) Por Amarílio Ferreira Neto Luiz Curcio Allemand
História da Educação Física no Amapá na Década de 80 Por Antônio Cezar Leite Lobato
Possíveis Reflexões Sobre a História da Educação Física no Brasil Por Victor Andrade de Melo
Educação Física e Militarismo no Brasil Por Amarílio Ferreira Neto
Crítica à Educação Física Brasileira: o Problema da Formação Para o Magistério Por Nelson Figueiredo de Andrade Filho
A Construção da Práxis Pedagógica do Professor de Educação Física Por Fátima Lúcia Bispo Santos
Formação Acadêmica - Realidade Profissional Por Iara Regina Damiani de Oliveira Odair dos Santos
Identidade de Professores - Educação Física, Que Profissão é Essa? Por Andrea Moreno
Estudo dos Egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia Por Estela Rodrigues de Souza Lana Ferreira de Lima Apolônio Abadio do Carmo
A Verdade e a Ilusão do Pós-moderno Por Homero Luis Alves de Lima
Habermas e a Razão Comunicativa Por Homero Luis Alves de Lima
Ideal Científico e Razão Instrumental Por Homero Luis Alves de Lima
Razão e Racionalidade na Educação: o Movimento Corporal e Sua Construção Moderna (Primeiras Palavras) Por Alexandre Fernandez Vaz
Recreação e Lazer: Limites e Possibilidades de Uma Disciplina Aberta à Experiência Por Marcia Chaves Valente Maurício Roberto da Silva Tereza Luiza de França
Iniciação à Produção de Conhecimento em Lazer/recreação no âmbito da Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina Por Maurício Roberto da Silva
Os Programas Educacionais do Pdt e a Educação Física nos Ginásios Públicos: o Caso do Rio de Janeiro Por Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior
A Capoeira na Fundação Educacional do Distrito Federal Por José Luiz Cirqueira Falcão
Influência da Atividade Física Aguda no Sono de Indivíduos Portadores de Deficiência Física Por Lesão Medular Por Marco Túlio de Mello Flávio A. A. Lauro Antônio Carlos da Silva Sérgio Tufik
A Integração da Pessoa Portadora de Deficiência em Práticas Esportivas: Um Estudo de Caso Por Maria Donila G. Silva Neiza de Lourdes Frederico Fumes
O Papel da Escolarização e de Mediadores Externos na Memória de Crianças Portadoras de Deficiência Mental Por Neiza de Lourdes Frederico Fumes Jefferson Thadeu Canfield
Os Objetivos da Prática Desportiva na UFES. A Opinião dos Alunos Por Iguatemi Santos Rangel Elaine Romero
Aspectos Que Facilitam ou Dificultam a Prática Desportiva Universitária Por Ademir Bispo Villa Real Elaine Romero
Aspectos Gerenciais da Prática Desportiva na UFES Por Ana Elisa Nahas Elaine Romero
A Prática Desportiva na UFES. o Que Pensam os Professores do CEFD Por Janaina Aguiar Elaine Romero