Tarcísio Mauro Vago

Professor de Educação Física
Brasil, Belo Horizonte - MG.

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFMG (desde 11 de novembro de 2014). Licenciatura em Educação Física (UFMG, 1983), mestrado em Educação (UFMG, 1993), doutorado em História da Educação (USP, 1999), Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil/CPDOC (Fundação Getúlio Vargas, 2009). Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG (desde 2001). Membro licenciado do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG (desde 2002). Membro do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (PROEF/UFMG/UNESP); Coordenador, desde 2007, do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG, que articula ações de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica de estudos e pesquisas em educação. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente na Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG / Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física da UFMG, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica", e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação em Educação, ofereceu disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orientou trabalhos acadêmicos de mestrado e de doutorado. 

LIVROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA:

 

VAGO, T. M. Democracia e Educação do corpo em tempos de (contra)reformas educacionais. XXI CONBRACE / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Natal, RN, setembro, 2019. Link para acesso livre ao e-book: https://bit.ly/ebook_tmvago-2020

VAGO, T. M.. Educação Física na Escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude. Belo Horizonte - MG: Mazza, 2012.

VAGO, T. M.. Histórias de Educação Física na Escola. 1. ed. Belo Horizonte - MG: Mazza Edições, 2010.

VAGO, T. M.. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas de corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista (SO): Editora da Universidade São Francisco, 2002. [publicação da Tese de Doutorado]

VAGO, T. M.; SOUSA, E. S. (Org.) . Trilhas e Partilhas: a educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. 1ª. ed. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Cultura, 1997.

VAGO, T. M.; MORENO, A. (Org.) . Do ensino normal depende a efficiencia do ensino primário: fontes para a história da Educação Física (no prelo). 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

VAGO, T. M.; PAIVA, F. (Org.) . Escritas de coragem: experiências de tutoras do pró-licenciatura Educação Física da UFES. 1. ed. Vitória - ES: GM Editora, 2012.

 

LIVROS NA EDUCAÇÃO:


VAGO, T. M.; INACIO, M. S. (Org.) ; HAMDAN, J. C. (Org.) ; SANTOS, H. P. (Org.) . Intelectuais e Escola Pública no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.

 

VAGO, T. M.; Oliveira, B. J. (Org.) . História de Práticas Educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
VAGO, T. M.; GOUVEA, M. C. S. (Org.) . Histórias da Educação: histórias de escolarização. 1. ed. Belo Horizonte: HG Edições, 2004. 

Experiência Profissional:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (1986-atual)

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFMG (2014-atual).

Licenciatura em Educação Física (UFMG, 1983)

Mestrado em Educação (UFMG, 1993)

Doutorado em História da Educação (USP, 1999)

Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil/CPDOC (Fundação Getúlio Vargas, 2009)

Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG (desde 2001)

Membro licenciado do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG (desde 2002)

Membro do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (PROEF/UFMG/UNESP)

Coordenador, desde 2007, do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG

Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006).

Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1997-1999)

Vice-Presidente do CBCE (1997-2001).

Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente na Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995).

Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física

Financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG / Programa Pesquisador Mineiro).

Na Graduação em Educação Física da UFMG, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica", e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso.

Na Pós-Graduação em Educação, ofereceu disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orientou trabalhos acadêmicos de mestrado e de doutorado. 


© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.