IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Endereço
Universidade de Coimbra
StudentHub da Universidade de Coimbra
Realização: SPQMH; CEIS20/UC; CES/UC
Universidade de Coimbra
StudentHub da Universidade de Coimbra
Realização: SPQMH; CEIS20/UC; CES/UC
PROGRAMA - IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
ANAIS - IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
A interdependência das formas: uma perspetiva contra-hegemônica da colaboração criativa em ateliers e oficinas. Por Mattia Faustini
El circo como experiencia educativa: hacia una didáctica que aportes a la Educación Física Escolar. Por Sergio Toro Arévalo , Francisco Oviedo-Silva e Eugenio Merellano-Navarro
Formación en actividades en contacto con la naturaleza y sus relaciones de género en la carrera de pedagogía en educación física deporte y recreación de la Universidad Austral de Chile (uach) Por Sandra Soledad Troncoso Robles e Javiera Fernanda Zapata Cerda
Vivências em atividades diversificadas de lazer: processos educativos dialógicos na perspectiva de participantes-egressos/as Por Matheus Oliveira Santos e Luiz Gonçalves Junior
Educação Física em contextos pedagógicos Latino-americanos: a comunicação atenta e generosa como processo educativo emergente de um curso de formação inicial e continuada de professores/as de Educação Física. Por Osmar Moreira de Souza Junior
A crise humanitária dos/as refugiados/as venezuelanos/as: um olhar para o lazer e os processos educativos Por Robson Amaral da Silva
Educação física escolar no Brasil e proposições teórico-metodológicas:um olhar para as relações étnico-raciais Por Luziangela de Carvalho Barbosa , Iury Crislano de Castro Silva , Luciana Venâncio e Luiz Sanches Neto
Teatro do Oprimido na casa lar: crianças e adolescentes educando e educando-se por meio do teatro fórum Por Thales Felipe Alves Dantas
O pensamento docente sobre o preconceito racial nas aulas de educação física Por Eliane Isabel Fabri e Lílian Aparecida Ferreira
A cultura africana e afro-brasileira na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura Por Samuel Feliciano Pereira e Denise Aparecida Corrêa
Entraves sociais e estruturais no acesso ao lazer na cidade de cordeirópolis/sp Por Juliana Cristina Barandão e Silvia Cristina Franco Amaral
Considerações sobre o projeto de ensino “estudos feministas: relações entre classe, raça e gênero” Por Juliana Cristina Perlotti Piunti
Processos educativos da convivência em um grupo terapêutico de um centro de atenção psicossocial. Por Camila de Carvalho Cordeiro Portella
A prática social do teatro com crianças e adolescentes no instituto salesiano de São Carlos: processos educativos emergentes Por Vanessa Pessoa e Débora Cristina Fonseca
O jogo da vida. Estratégias e táticas da mobilidade migratória de futebolistas africanos para Portugal Por Carlos Nolasco e Nuno Oliveira
Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária Por Osmar Moreira de Souza Junior , Ricardo Souza de Carvalho e Denis Prado
Corpos negros em campo: desconstruindo o racismo no futebol amador português. Por Pedro Almeida
A Produção do Conhecimento acerca do Fútbol Callejero Por Beatriz Fernanda de Oliveira Avelino e Nathan Raphael Varotto
Primeiros olhares acerca das percepções dos/as ministrantes de cursos de formação de mediadores/as. Por Nathan Raphael Varotto e Luiz Gonçalves Junior
Dança e antirracismo como prática educativa Por Rafaela Francisco de Jesus
A participação de pessoas idosas no curso Dança Livre: uma perspectiva pós-colonial. Por Roberta Maria Zambon Maziero
Poéticas de um corpo atlântico: devires entre a performance negra e a dança inclusiva Por Rafaela Francisco de Jesus e Renata de Lima Silva
Teatro Musical: la improvisación y la autopercepción en danza para la formación integral de artistas. Por Vanessa García Pineda , Karol Leticia Pinto Ramírez , Nicolás Villalobos Forero e Marlucio De Souza Martins
Inequidade e equidade de raça no acesso ao lazer público em espaços de natureza na cidade de Campinas/sp Por Silvia Cristina Franco Amara
Cemear (centro municipal de extensão e atividades recreativas) - São Carlos-SP: promovendo o protagonismo dos alunos a partir da pedagogia crítico-social Por Érica Vecchia
Uma abordagem sobre a metodologia quantitativa Por Célia Maria Hipólito , Jurema Hughes Sento-Sé e Míriam Medeiros Strack
Motricidades do Sul: contação de histórias para crianças hospitalizadas Por Miriã Martins de Brito
O brincar nas narrativas de participantes do programa curumim do SESC – Bauru/SP – Brasil. Por Luiza Belluci Dantas e Denise Aparecida Corrêa
Jogos e brincadeiras de um projeto de extensão universitária na perspectiva da pedagogia dialógica Por Matheus Oliveira Santos , Lia Casare Lopes , Leonardo Sampaio de Souza e Érica Vecchia
A Capoeira e os saberes da Capoeira: uma revisão integrativa Por Thiago Vieira de Souza e Paulo Coelho Araújo
O jogo da Capoeira da Bahia para o mundo: um exemplo de turismo sustentável Por Ana Rosa Jaqueira , Paulo Coelho de Araújo e José Antônio Vianna
Motricidades do Sul: a poesia decolonial do Poetry Slam Por Andréia Cordeiro Mecca e Marisa Ramos Gonçalves
Yoga na Educação Infantil: corporeidade e formação de valores na infância Por Cristiane Andreazza de Oliveira
Corporeidade e intencionalidade pedagógica no berçário Por Simone Aparecida Reis
Corpo, Musicalidade e Religiosidade na Congada de São Benedito em Ilhabela- São Paulo/ Brasil: reflexões e possibilidades na luta antirracista Por Jussara De Paula Justino e Silmara Elena Alves de Campos
Reflexões de memórias históricas revividas nos corpos no projeto Dimensão Por Eva Azevedo
La encarnación quilombo: territorio de memorias y expresiones ancestrales de la motricidad y alfabetización antirracista Por Jussara de Paula Justino e Ilza Zenker Leme Joly
Educação das relações étnico-raciais e africanidades: uma abordagem pertinente nos planos curriculares de educação física escolar Por Rudson Caetano Rodrigues
Una didáctica de la motricidad infantil “otra” pensada desde las infâncias Por Rodrigo Gamboa Jiménez e Carola Cacciuttolo Juárez
La Ecomotricidad como aprendizaje y militancia para el buen vivir Por Sergio Toro Arévalo , Sebastián Peña Troncoso e Eliana Castiblanco Rodríguez
O desporto e suas relações com a motricidade e qualidade de vida Por Rafael Benjamin dos Santos
Corpo e imprensa. Um olhar sobre o atleta negro português Por Francisco Pinheiro
Corpo, infância e relações étnico-raciais na educação infantil Por Camila Alves Negrão e Fernanda Rossi
A Performance poética do Slam na socioeducação, hibridações entre corpo e palavra Por Sueli de Fátima Caetano Coppi e Débora Cristina Fonseca
Prácticas corporales: creación de un proyecto social hacia una educación para la cultura de paz Por Vanessa García Pineda , Nicolás Villalobos Forero , Karol Leticia Pinto Ramírez e Marlucio De Souza Martins
Entre o Quadro e a Cova: as corporificações das juventudes afras para as equidades raciais em Vitória e Lisboa. Por Pamela Tavares Monteiro e António Camilo Teles Nascimento Cunha
Programa de Residência Pedagógica: Um relato de experiência sobre formação docente
Aprendizagem socioemocional e implicações na formação, postura professoral e desempenho desportivo. Por Gabriel Nunes Almeida , Stefani Caroline da Silva Sousa e Dagmar Aparecida Cynthia Hunger
Expectativas de professores de educação física sobre o ensino do esporte para os estudantes. Por Luiza Belluci Dantas e Lílian Aparecida Ferreira
Diarios corporales, inter-subjetivación y formación inicial docente. Por Rodrigo Alberto Gamboa Jiménez , Constanza Camila Fernández Fuentes e Carola Cacciuttolo Juárez
Profesor Colonial Alienante v/s Profesor Decolonial Resonante. Hacia otras relaciones educativas posibles Por Jordano Andrés Rozas Córdova
A educação das relações étnico-raciais nas aulas de educação física: processos educativos desvelados Por Samuel Feliciano Pereira e Fábio Ricardo Mizuno Lemos
Educação das relações étnico-raciais e africanidades na educação física escolar: reflexões sobre a formação docente Por Rudson Caetano Rodrigues
Pedagogia Antirracista na Educação Infantil: entre as interações e brincadeiras decorrem os processos educativos. Por Alessandra Guerra da Silva Oliveira
Migração em América Latina e possibilidades de fruição do lazer: Tendências, conflitos e políticas Por Robson Amaral da Silva
Contação de histórias com crianças hospitalizadas Por Miriã Martins de Brito
Teatro do Oprimido: refletindo-experimentando Por Thales Felipe Alves Dantas
Fútbol Callejero: outro futebol é possível. Por Nathan Raphael Varotto
O brincar em periferias urbanas do Sul Por Matheus Oliveira Santos
Encarnación vulneradas y discriminadas… de la in-solencia a la legitimidad biológica… una opción de muerte Por Sergio Alejandro Toro-Arévalo
Futebóis e diversidade: a radicalidade dialógica de comunidades de acolhimento e aprendizagem Por Osmar Moreira de Souza Junior
Inteligencia Artificial y Motricidad Vital. Algunos desafíos para las de-colonizaciones Por Eugenia Trigo-Aza
Antirracismo moral, branquitude e resistências negras ao controle racial no desporto Por Silvia Rodríguez Maeso