Atividade:

Licenciado em Educação Física (2003) e Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde (2004) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre (2008) e Doutor (2011) em Educação Física - Área de Concentração: Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Professor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) onde atua no curso de graduação em Educação Física e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF UNIOESTE). Além disso, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE UNIOESTE), Campus de Cascavel e no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina (PPGEF UEM/UEL). As investigações tem como ênfase a Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física. a Formação e Desenvolvimento do Profissional em Educação Física, e a Saúde dos Docentes.

Experiência Profissional:

Estágiario do Setor Administrativo do Serviço Social do Comércio (SESC) - Marechal Cândido Rondon (1996-1997)

Estágiario de Contabilidade da Organização Contábil Rondon (OCR) - Marechal Cândido Rondon (1998)

Estágiario do Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Filadélfia (HPF) - Marechal Cândido Rondon (2002-2003)

Professor de Educação Física da Fundação Educacional de Marechal Cândido Rondon (FUNDECAR) - Marechal Cândido Rondon (2003-2005)

Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) - Florianópolis (2006-2012)

Professor Universitário dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina (2012-2020)

Professor Universitário dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física e Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Marechal Cândido Rondon (2020-Atual)

na Biblioteca

Tese


Graduação
Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física da Região Sul do Brasil
Mestrado
Qualidade de Vida na Carreira Docente em Educação Física do Magistério Público Estadual de Santa Catarina
Nenhuma publicação

Artigos publicados no Periodico


Contextos de aprendizagem profissional de professores-treinadores de voleibol escolar
Relações entre tempo de realização do estágio curricular supervisionado e as preocupações pedagógicas dos estudantes de educação física do Uruguai
Importância e desempenho dos serviços prestados pelas academias de ginástica: opinião dos clientes
Associação entre pluriemprego e bem estar do docente em educação física do Sul do Brasil
Associação entre pluriemprego e bem estar do docente em educação física do Sul do Brasil
Preocupações pedagógicas de estudantes em formação inicial e sua relação com os estágios curriculares supervisionados: uma revisão sistemática
Contribuição do estágio curricular em educação especial na autopercepção dos licenciandos em educação física
Saúde dos Estudantes Universitários Prevalência da Atividade Física Associada Aos Fatores em Diferentes áreas Acadêmicas
Avaliação da Síndrome de Burnout de Professores de Educação Física Conforme as Variáveis Sociodemográficas
Os Ciclos de Desenvolvimento da Carreira do Personal Trainer
Licenciatura em Educação Física e a Realidade da Educação Básica: a Percepção de Futuros Professores
Validação do Questionário Saúde Docente Para o Contexto Brasileiro
Parâmetros de Dificuldade e Discriminação das Tarefas Motoras do Instrumento Ktk: Uma Análise a Partir da Teoria de Resposta Ao Item
Efectos de La Práctica de Hidrogimnasia: Percepciones de Bienestar de Participantes de Un Proyecto de Extensión
Comparação do Nível de Atividade Física, Hábitos de Lazer e Estilo de Vida dos Estudantes de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física
Preocupações de Professores de Educação Física Ao Longo da Carreira
Critérios de Avaliação dos Serviços Prestados Pelas Academias de Ginástica
Os Professores Apoiam a Autonomia dos Alunos nas Aulas de Educação Física?
Validação da Escala de Contextos de Aprendizagem Para Treinadores Esportivos - Versão Tênis
O Mercado de Trabalho Para o Profissional de Educação Física no Estado do Paraná – Brasil
Escala de Avaliação do Perfil do Estilo de Vida Por Meio da Teoria da Resposta Ao Item
Perfil dos Ingressantes na Licenciatura em Educação Física e Suas Experiências com as Ginásticas Competitivas
Escala de Avaliação do Perfil do Estilo de Vida Por Meio da Teoria da Resposta Ao Item
Satisfação no Trabalho dos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São José-sc
Configurações e Relações Estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física
Preocupações de Professores de Educação Física Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional e Características Sociodemográficas
O Processo de Identização Docente em Um Curso de Educação Física na Perspectiva de Seus Discentes
Os Professores de Educação Física e a Paixão Pela Atividade Docente
Escala de Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados Por Academias de Ginástica - Quaspa
Aprendizagem Profissional de Treinadores de Tênis: Um Ensaio Para Primeiras Aproximações com o Contexto Nacional de Formação.
Escala de Avaliação da Constituição da Identidade Profissional do Bacharel em Educação Física
Educação Física Escolar e Esporte: Um Ponto de Vista
Motivos Para Abandono e Permanência na Carreira Docente em Educação Física
Teoria e Prática: Um Relato de Experiência da I Gincana Comunitária Deutsche Stadt
Linguagem, Corpo e Escola: a Inserção da Metodologia de Ensino Através das Vivências Corporais
As Concepções de Corpo dos Acadêmicos do 4º Ano Licenciatura do Curso de Educação Física da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
O Relato de Experiência do Surgimento de Um Jogo: da Ociosidade a Criatividade
O Conteúdo Hábitos Saudáveis na Escola: a Realidade no Colégio Estadual Eron Domingues da Cidade de Marechal Cândido Rondon - Paraná
Condições de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física do Magistério Público Municipal de Florianópolis
Comparação do Valor Percebido de Clientes e Administradores Sobre os Serviços Prestados em Academias de Ginástica
Preocupações dos Professores de Educação Física no Início da Carreira Docente
Autopercepção de Competência Profissional no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial no Curso de Licenciatura de Educação Física
Satisfação no Trabalho e Estilo de Vida do Docente de Educação Física na Região Metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina
Satisfação no Trabalho de Professores de Educação Física da Educação Básica da Grande Florianópolis (brasil)
Perfil e Desenvolvimento Profissional dos Treinadores de Tênis
Percepção de Autoeficácia Docente: Estudo com Universitários de Educação Física
Análise da Motivação Acadêmica de Universitários de Educação Física
Satisfação no Trabalho de Docentes de Educação Física: Uma Revisão Sistemática
Os Professores de Educação Física e a Paixão Pela Atividade Docente
Escala de Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados Por Academias de Ginástica - Quaspa
Configurações e Relações Estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física
Preocupações de Professores de Educação Física Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional e Características Sociodemográficas
Análise da área da Educação Física Escolar nos Periódicos Brasileiros (2010-2015)
Satisfação do Atleta de Futsal e o Tempo de Experiência no Esporte
Satisfação no Trabalho de Professores de Educação Física do Magistério Público Municipal de Porto Alegre
Associação Entre a Faixa Etária e as Preocupações dos Estudantes-estagiários em Educação Física - Bacharelado
O Estresse no Mma: as Estratégias de Enfrentamento Podem Melhorar o Desempenho dos Lutadores?
Satisfação no Trabalho dos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São José-sc
Escala de Avaliação do Perfil do Estilo de Vida Por Meio da Teoria da Resposta Ao Item
Intervenção Profissional na Educação Física Escolar: Considerações Sobre o Trabalho Docente
Nível de Associação Entre a Importância Atríbuida e a Competência Percebida de Treinadores Esportivos
Impacto das Metodologias Empregadas Pelos Treinadores no Desenvolvimento Técnico-tático Individual dos Jogadores de Futsal das Categorias Sub-13 e Sub-15
Bem Estar do Trabalhador Docente de Educação Física da Região Sul do Brasil de Acordo com os Ciclos Vitais.
Preocupaciones Pedagógicas de Los Estudiantespracticantes de Educación Física de Diferentes Domicilios Sociales de Uruguay
Qualidade de Vida do Trabalhador Docente e os Ciclos Vitais de Professores de Educação Física do Estado do Paraná, Brasil
Autopercepção de Competência Pedagógica de Professores de Educação Física no Ensino Inclusivo
Qualidade de Vida no Trabalho Percebida Por Professores de Educação Física
Escala de Mobilidade Ativa no Ambiente Comunitário – News Brasil: Retradução e Reprodutibilidade
Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho Ao Longo da Carreira Docente
Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho e Perfil do Estilo de Vida dos Docentes de Educação Física do Estado de Santa Catarina
Qualidade de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física do Estado do Paraná, Brasil
Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física Ao Longo da Carreira
Qualidade de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física de Diferentes Regiões do Estado do Paraná, Brasil
Validação da Escala Perfil do Estilo de Vida Individual
Estilo de Vida dos Professores de Educação Física Ao Longo da Carreira Docente no Estado de Santa Catarina

TAGs Relacionadas

Saúde Abandono Academia de Ginástica Adolescentes Alunos Atividade Física Atividade Motora Adaptada Atletas Autoeficácia Autonomia Avaliação Bem-estar Brincadeiras Carreira Carreira Docente Comportamento Coordenação Motora Corpo Criança Desempenho Desenvolvimento Profissional Documentação Docência Doença Educação Educação Física Educação Física Escolar Educação Superior Emprego Ensino Básico Ensino Superior Ensino, Educação Física, Educação Especial, Competência Profissional Escola Esportes Estado de Santa Catarina Estado do Paraná Estilo de Vida Estudantes Exercícios Florianópolis-SC Formação Docente Formação Inicial Formação Profissional Formação de Professores Gestão Ginástica Informação Jogos Lazer Motivação Pedagogia Personal Trainer Preocupações pedagógicas, Estágio Supervisionado, Universitários Professor Professores de Educação Física Profissão Promoção da Saúde Psicologia Psicometria Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Recursos Humanos Reprodutibilidade Revistas Satisfação Saúde Sociologia Trabalho Treinador Tênis Universitários Validação

Autores Relacionados

Juarez Vieira do Nascimento Alexandra Folle Christi Noriko Sonoo Gelcemar Oliveira Farias Verônica Gabriela Silva Piovani Vinicius Almeida Calesco Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira Adriano Ferreti Borgatto Raquel Krapp do Nascimento Suelen Vicente Vieira Isabella Caroline Belem Luciane Cristina Arantes da Costa Maria de Fátima da Silva Duarte Carlos Adelar Abaide Balbinotti Carlos Augusto Fogliarini Lemos Hudson de Resende Moreira Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Michel Milistetd Leticia de Matos Malavasi Lenamar Fiorese Ana Luiza Barbosa Anversa Caio Correa Cortela Patrícia Carolina Borsato Passos Pablo Magno da Silveira Dalton Francisco de Andrade Arestides Pereira da Silva Júnior Vânia de Fátima Matias de Souza Juliana Regina Silva Guimarães Naline Cristina Favatto Elio Carlos Petroski José Luiz Lopes Vieira Maria Eloiza Fiorese Prates Valmor Ramos André Luís Donegá Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos Nilton Munhoz Gomes Alzira Isabel da Rosa Vitor Ciampolini Lucas Jacob Beuttemmuller Vinicius Alemida Calesco Saulo Testa Íris Dantas da Mota Adriano Ferreti-Borgatto Carlos Augusto Fogliarini-Lemos Juarez Vieira Nascimento Glauco Nunes Souto Ramos Jeane Barcelos Soriano Helio Serassuelo Junior Carine Collet Claudio Kravchychyn Claus Dieter Stobäus Ema Maria Egerland Herton Xavier Corseuil Hugo Norberto Krug Joao Fernando Christofoletti Larissa Rafaela Galatti Michél Angillo Saad Rodrigo Siqueira Reis Rubiane Giovani Fonseca Gabriel Henrique Treter Gonçalves Ana Flávia Backes Ciro Goda Marise Botti Ricardo de Almeida Pimenta Israel Souza Angélica Caetano William das Neves Salles Liudmila Bezerra Paulo José Cabral Lacerda Andressa Ribeiro Contreira Vinicius Zeilmann Brasil Camila Rinaldi Bisconsini Luciana Ferreira Paula Batista Cesar Kist Thais Emanuell Dasilva Barros Patric Paludett Flores Marília Garcia Pinto Isabella Belem Antônio Galdino da Costa Rafael Assalim Vilela Luciane C. Arantes da Costa Rhaylla G. de Lima Martins Patricia Borsato Passos Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Juliana Dias Boaretto Rhaylla Gimenes de Lima Martins Marçal Guerreiro do Amaral Campos Filho Adelar Aparecido Sampaio Dartel Ferrari de Lima Oldemar Mazzardo Junior Franciane Maria Araldi Alessandra Catarina Martins Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto Marlis Eduarda Mendes Fernandes Ana Carolina Gesser Gustavo Schiarolli Rafaela Ribeiro Santos Leticia de Matos Malavasi João Fernando Christofolletti Lair José Bersch Sandra Salete Neuberger Dörner Iolanda Emíla de Aguiar Guilherme Alves Grubertt Ricardo Busquim Massucato Bruna Sontag Heres Faria Ferreira Becker Paiva Ana Paula Franciosi Filipe Rodrigues Mendoça Danielli Aparecida Dias Camargo Daiana de Paula e Silva Geyson Ricardo Zilch Allana Alencar Louise Hocama Verónica Gabriela Silva Piovani Suelen Vcente Vieira Sandy Dorian Isla Alcoser