Osmar Moreira de Souza Júnior

Professor
Brasil, Rio Claro - SP.

Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013 (título da tese Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretação da busca pela legitimidade); Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003 (título da dissertação Co-educação, futebol e Educação Física escolar); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unesp-Rio Claro em 1992. Professor Associado no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do núcleo UFSCar e docente do quadro permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Orientador da área de Educação Física do Programa de Residência Pedagógica na UFSCar. Co-autor dos livros Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola (2007) e Futebol de mulheres: a batalha de todos os campos (2018) e dos livros didáticos Práticas Corporais: Educação Física (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental) (Ed. Moderna), aprovados nos PNLDs do Ministério da Educação de 2019 e 2020. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar). Experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.

Experiência Profissional:

Professor de Educação Física na Educação Básica (6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) de 1997 a 2008. Treinador de equipe de futebol e futsal de mulheres de 2000 a 2008. Coordenador de equipe colaboradora para acompanhamento pedagógico de convênios do Programa Segundo Tempo de 2010 a 2016. Professor em cursos superiores de Educação Física de 2002 em diante. Professor em cursos de mestrado profissional (desde 2018) e acadêmico (desde 2021). Coordenador de curso de mestrado profissional (desde 2018). 


© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.