Atividade:

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do CBCE-SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Experiência Profissional:

Docente de Educação Física na rede municipal de São Paulo

Docente de Educação Física na rede estadual de São Paulo

Docente de Educação Física no Centro Paula Souza

Docente de Educação Física no Instituto Federal de São Paulo

Interesse:

Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


Interseccionalidade e Educação Física Escolar: a subjetivação da inter-relação dos marcadores sociais das diferenças no componente curricular
Currículo crítico-libertador da educação física “COM” a educação infantil: construção coletiva de novos significados pela comunidade escolar
Identidade docente e formação continuada em educação física escolar
Interseccionalidade e justiça curricular Reflexões iniciais de um potente diálogo na busca pela inclusão nas aulas de educação física nos institutos federais
Novo ensino médio de Minas Gerais: tematizando as Congadas como subversão nos espaços/tempos nas aulas de Educação Física
A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações
Centro de memória sobre as práticas corporais na cidade de Jacareí uma perspectiva digital em diálogo com a Educação Física Escolar na área de linguagens
Cultura das lutas na Educação Física Escolar por uma educação politécnica no IFSP
Tematização da Luta Marajoara nas aulas de educação física escolar indícios de uma pedagogia crítica
Educação física no ensino médio: problematizando as ginásticas e os padrões corporais
Educação física e formação docente: os currículos e as identidades de seus sujeitos
Práticas corporais de aventura, educação ambiental e Educação Física escolar: o estado da arte
Educação Física escolar, cultura corporal e desigualdades socioeconômicas: análise documental dos saberes disseminados por meios de comunicação progressistas
Construção de conhecimento sobre as relações de gênero na Educação Física escolar: análise documental do Blog Dibradoras
Reforma do ensino médio, base nacional comum curricular e educação física nos institutos federais Contradições societárias e politecnia
Educação física no ensino médio do instituto federal de são paulo em tempos de pandemia
Educação física escolar na educação profissional de nível médio: Evidenciando o trabalho como princípio educativo
Educação Física Escolar no Ensino Médio Integrado: a Busca Por Justiça Curricular a Partir das Diferentes Linguagens Sobre as Práticas Corporais
A Esgrima Como Conteúdo das Aulas de Educação Física: Possibilidades de Uma Pedagogia Crítica em Tempos de Pandemia
A Esgrima Como Conteúdo das Aulas de Educação Física: Possibilidades de Uma Pedagogia Crítica em Tempos de Pandemia
Educação Física no Ensino Médio Integrado: Movimentos de Resistência em Tempos de Currículos Padronizados e Políticas Neoliberais
Planejamento Participativo nas Aulas de Educação Física
Planejamento Participativo nas Aulas de Educação Física
Educação Física Escolar no Ensino Fundamental: Prática Pedagógica e Formação Acadêmica
Futebol Feminino no Brasil: Problematizando Saberes de Resistência nas Aulas de Educação Física Escolar
Justiça Social e Educação Física Escolar no Pós-pandemia: Epistemologias Pós-abissais e Prática Político-pedagógica Progressista
Educação Física Escolar, Corpo e Saúde Problematizações a Partir das Ciências Humanas
Por Uma Educação Física Escolar Radicalmente Democrática (Editorial)
Luta Pelas Lutas Como Prática Pedagógica Crítica na Educação Física Escolar
Educação Física Escolar na Educação Infantil: Uma Revisão Sistemática
Educação Física no Ensino Médio na área de Linguagens: Experiência Político-pedagógica com a Produção de Crônicas
Percepções dos Estudantes do Ensino Médio Sobre os Conhecimentos Aprendidos nas Aulas de Educação Física Escolar
A Relação Entre Saúde e Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa
Tematização dos Jogos e Brincadeiras nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio Experiências Educativas em Uma Perspectiva Intercultural e Antirracista
Educação Física no Ensino Médio: Por Uma Ecologia de Saberes das Práticas Corporais
Educação Física Escolar no Ensino Médio: a Musculação em Evidência
Saúde e Qualidade de Vida na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: Uma Análise Documental
Educação Física e Nutrição no Curso de Engenharia de Controle e Automação: Análise de Uma Experiência Pedagógica
A Tematização das Ginásticas nas Aulas Educação Física em São Paulo: o Inédito Viável em Contextos de Uberização da Educação
Jogos de Diferentes Culturas na Educação Física Escolar: Produção de Um Material Didático-pedagógico
Educação Física na Escola Pública: Professores e Professoras Como Intelectuais da Sua Prática Pedagógica
A Educação Física na área das Linguagens: Lazer e Cultura Como Temas Geradores na Escola Pública
Produção Discursiva Sobre o Futebol Feminino na Revista Placar: Educação Física Escolar e as Relações de Gênero em Um Esporte Olimpíco
Educação Física Escolar na área de Linguagens: Diálogos com a Educação Infantil
A Avaliação na Construção da Didática em Educação Física Reflexões e Considerações em Uma Comunidade de Aprendizagem
Contribuições do Pibid na Formação do Futuro Professor de Educação Física Escolar: Uma Análise Documental
Educação Física no Ensino Médio: Memórias de Alunos e Alunas do Instituto Federal de São Paulo (ifsp)
Práticas Corporais e Paulo Freire: Uma Análise Sobre a Produção do Conhecimento
A Tematização do Sertanejo nas Aulas de Educação Física: o Círculo de Cultura Como Inspiração Para a Prática Pedagógica
A Brincadeira e o Jogo no Currículo da Educação Física a Concepção Apresentada na Versão Preliminar da Base Nacional Comum Curricular
Organização Didático-pedagógica das Aulas de Educação Física na Educação Básica
Educação Física no Ensino Médio: Experiências Educativas Inspiradas Pelos Ensinamentos Freireanos
Análise de Fatores Que Dificultam a Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física nas Escolas da Rede Municipal de São Paulo
Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e Desafios Sobre a Tematização das Ginásticas
Inspirações Freirianas e Educação Física Escolar: a Organização do Currículo em Uma Comunidade de Aprendizagem Brasileira
A Produção de Documentários nas Aulas de Educação Física Escolar: a Utilização de Tecnologias Para a Ampliação do Pensamento Crítico de Alunos e Alunas no Ensino Médio
Prática Pedagógica da Educação Física no Ensino Médio: a Perspectiva dos Estudantes do Instituto Federal de São Paulo
A Produção de Documentários nas Aulas de Educação Física Escolar: a Utilização de Tecnologias Para a Ampliação do Pensamento Crítico de Alunos e Alunas no Ensino Médio
A Produção de Documentários nas Aulas de Educação Física Escolar: a Utilização de Tecnologias Para a Ampliação do Pensamento Crítico de Alunos e Alunas no Ensino Médio
Círculo de Cultura e Educação Física: a Tematização do Funk na Escola
Educação Física Escolar no Ensino Fundamental: o Planejamento Participativo na Organização Didático-pedagógica
Prática Pedagógica do Professor de Educação Física na Escola: Dificuldades Percebidas Por Uma Equipe Escolar na Cidade de São Paulo
Reflexões Sobre Possibilidades Para o Desenvolvimento da Cidadania Por Meio da Educação Física no Ensino Médio
Condicionantes Que Facilitam a Prática Pedagógica em Educação Física Escolar na Rede Municipal de São Paulo
Círculo de Cultura e Educação Física Escolar: Reflexões de Um Docente Sobre a Sua Prática Pedagógica.
Círculo de Cultura e Educação Física Escolar: Reflexões de Um Docente Sobre a Sua Prática Pedagógica.
MUITO ALÉM DA PRÁTICA PELA PRÁTICA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Inovação na Educação Física Escolar: Desafiando a Previsível Imutabilidade Didático-pedagógica
Estratégias Para Ensinar Esporte nas Aulas de Educação Física: Um Estudo na Cidade de Aparecida/SP
Ensino dos Esportes na Escola Pública e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico de Alunos do Ensino Médio
Perspectivas de Mudança nas Práticas Pedagógicas da Educação Física Escolar: Uma Análise dos Estudos Publicados nos Anais de Eventos Paulistas
Pesquisas Sobre a Educação Física no Cotidiano da Escola: o Estado da Arte
O Jogo Como Manifestação da Cultura Corporal de Movimento na Educação Física Escolar: as Três Dimensões do Conteúdo e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico
Atividades de Aventura na Licenciatura em Educação Física: Um Relato de Experiência
Estudos Culturais em Ação: Tematizando o Funk na Escola Pública
As Dimensões Atitudinais e Conceituais dos Conteúdos na Educação Física Escolar.
Os Jogos de Tabuleiro na Escola Pública: as Três Dimensões do Conteúdo e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico
Educação Física Escolar e as Três Dimensões do Conteúdo: Tematizando as Danças na Escola Pública
Educação Física Escolar e as Três Dimensões do Conteúdo: Tematizando os Esportes na Escola Pública
Conhecimento dos Professores de Educação Física Sobre Abordagens da Educação Física Escolar
As Três Dimensões do Conteúdo na Educação Física: Tematizando as Lutas na Escola Pública

Artigos publicados em evento


Saberes de professoras e professores de educação física: docência, pesquisa e o currículo em ação
Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo
Educação física escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica
A experiência político-pedagógica de um mestrando com o estágio docente no ensino superior
Educação física crítico-libertadora: imagens que retratam os marcadores socioculturais que atravessam as práticas corporais
Educação física “com” a educação infantil na área de linguagens: rompendo com o estereótipo biológico
Jogos e brincadeiras de matriz índigena e africana: decolonizando a gincana escolar em uma perspectiva emancipatória
Práticas corporais de aventura e educação ambiental: uma revisão integrativa
Inclusão na educação física escolar: análise da produção do conhecimento
Educação física escolar no curso de pedagogia: uma experiência com memoriais de formação
A (In)Visibilidade Do Pensamento Decolonial Nas Dissertações Do Programa De Mestrado Profissional Em Educação Física Em Rede Nacional
O Que Pode o Corpo nas Aulas de Educação Física na Educação Básica
Produção do Conhecimento Sobre Educação Física Escolar no Brasil
A Artesania das Práticas Pedagógicas da Educação Física no Ensino Médio
Experiências com o Currículo em Ação: a Prática Pedagógica da Educação Física no Ensino Médio e o PIBID
Confesso Que Perdi: Memórias Sobre a Educação Física na Escola Pública
Produção do Conhecimento Sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras na Educação Física Escolar
Implementação dos Currículos de Educação Física na Rede Municipal de São Paulo: a Visão dos Docentes de Educação Física e Gestores Sobre as Suas Dificuldades

TAGs Relacionadas

América Latina Aulas de Educação Fisíca Brincadeiras Cidadania Ciências Humanas Comunidade Corporeidade Cotidiano Escolar Cultura Cultura Digital Currículo Dança Didática Docente Docência Educação Educação Básica Educação Democrática Educação Física Educação Física Escolar Educação Infantil Emancipação Ensino Médio Escola Escola Pública Esgrima Esporte Olímpico Esportes Esportes Radicais Estado de São Paulo Estudantes Estágio Supervisionado Filosofia Formação Continuada Formação Docente Formação Inicial Futebol Feminino Ginástica Gênero Identidade Inclusão Inovação Inovação Pedagógica Jogos Lazer Leitura Linguagem Linguagens Corporais Luta Lutas Musculação Mídia Nutrição Padrões Corporais Pandemia Paulo Freire Pedagogia Planejamento Políticas Públicas Produção Científica Produção do Conhecimento Professor Professores de Educação Física Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Prática Pedagógica Práticas Corporais Práticas Corporais de Aventura Práticas Pedagógicas Qualidade de Vida SUS - Sistema Único de Saúde Saúde

Autores Relacionados

Valdilene Aline Nogueira Uirá de Siqueira Farias Elisabete dos Santos Freire Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Claudio Aparecido de Sousa Livia Roberta da Silva Velloso Marcos Garcia Neira Graciele Massoli Rodrigues André Luis do Nascimento Mont Alverne Thiago Villa Lobos Mantovani George Almeida Lima Luiz Sanches Neto Isabel Porto Filgueiras Raphaell Moreira Martins Maria Luiza de Jesus Miranda Bruno Allan Teixeira da Silva Bruno Freitas Meireles Vinícius dos Santos Moreira Peterson Amaro da Silva Fabiano Dias Ana Clara de Souza Siqueira Daiana Machado dos Santos Larissa Vicente Tonacio Lucas Barbosa Resende Luciana Nunes de Sousa Emerson Santos da Silva Laurita Marconi Schiavon Elaine Prodócimo Diego Luz Moura Fabiano Bossle Heraldo Simões Ferreira Adriano José Rossetto Junior Ana Martha de Almeida Limongelli Alessandra Barreto Daniela Bento Soares Dinéia Hypolitto Luciana Nunes de Sousa Maria Eleni Henrique da Silva Marco Antonio Uzunian Pedro Xavier Russo Bonetto Leandro Pedro de Oliveira Vera Lucia Teixeira da Silva Adriana de Faria Gehres José Martins Freire Junior S. A. P. D. S. Silva P. B. A. Vieira F. B. El Khouri E. D. S. Freire Leandro Teofilo de Brito Márcio Cardoso Coelho Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande Aline Rodrigues Santos Pollyane de Barros Albuquerque Vieira Aparecida Pereira dos Santos Silva Elionaldo Bringel de Lima Diego Pinto Jabois Patrícia Pessoa Francisco Eraldo da Silva Maia Diego Faria de Queiroz Felipe de Souza Jesus Victória Marzano Jacintho Ramos Ferreira Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Mariana Gomes de Oliveira Vinícius Felipe Gomes Carla Fiori Bruna Agra Melo Stefany Franca Peixoto Marina Kanthack Paccini Razzé Jadeh de Mouria Vieira Bastos Priscila Moreira Magalhães de Souza Carla Samya Nogueira Falcão Jadeh Moura Vieira Bastos Priscila Moreira Magalhães Souza Jadeh de Moura Vieira Bastos Pedro Oliveira Rodrigues Diovanna Stelmam Negeski Aguiar Ana Martha de Almeida Limongelli Samara Moura Barreto Fernanda Gabriela De Resende Casagrande Cláudio Aparecido de Sousa aldilene Aline Nogueira Biana Politto Maria Clara Pimenta Campos Guilherme Mariano de Oliveira Sousa André Luís do Nascimento Mont Alverne Marcos Aurélio Guidetti de Moraes Vitor Hugo Finatti Laís Almeida Mascarenhas Nathalia Lemes de Lima Katia Bilhar ScapinI