Saberes de professoras e professores de educação física: docência, pesquisa e o currículo em ação
Por
Elisabete dos Santos Freire
,
Daniel Teixeira Maldonado
,
Graciele Massoli Rodrigues
e
Isabel Porto Filgueiras
Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo
Por
Daniel Teixeira Maldonado
,
Uirá de Siqueira Farias
e
Valdilene Aline Nogueira
Educação física escolar e justiça social: experiências curriculares na educação básica
Por
Daniel Teixeira Maldonado
,
Maria Eleni Henrique da Silva
e
Raphaell Moreira Martins
Desafios contemporâneos para a educação física brasileira
Por
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis
Por
Arnaldo Sifuentes Leitão
e
Mateus Camargo Pereira
Dançar com o currículo cultural da educação física
Por
Adriana de Faria Gehres
e
Marcos Garcia Neira
A experiência político-pedagógica de um mestrando com o estágio docente no ensino superior
Por
André Luis do Nascimento Mont Alverne
e
Daniel Teixeira Maldonado
Projeto educando no parque
Por
André Luis Rocha de Oliveira
e
Diego Faria de Queiroz
A prática pedagógica de um professor de educação física com o ensino do stand up paddle
Por
Elionaldo Bringel de Lima
e
Elionaldo Bringel de Lima
Além dos muros da creche: possibilidades para uma educação física na relação com a natureza
Por
Vitor da Silva Gonçalves
Educação física crítico-libertadora: imagens que retratam os marcadores socioculturais que atravessam as práticas corporais
Por
Daniel Teixeira Maldonado
Temas contemporâneos nas aulas de educação física escolar
Por
Daiana Machado dos Santos
e
Isabel Porto Filgueiras
O planejamento participativo na educação física escolar: uma análise da produção em periódicos nacionais
Por
Ana Paula Pereira
e
Heidi Jancer Ferreira
Os jogos e as brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física: a pedagogia da rua transpassando os muros escolares
Por
Elizaldo Inaldo da Silva
,
Leandro Pedro de Oliveira
,
Peterson Amaro da Silva
e
Breno Augusto Batista Silva
“Afinal, você só joga?”: reflexões sobre questionamentos da comunidade escolar sobre o papel da educação física
Por
Isabel Porto Filgueiras
e
Elisabete dos Santos Freire
Dança: o movimento da alma falando
Por
Talita Gonçalves Duarte
A ocorrência do currículo cultural no ensino superior: uma análise pós-estrutural
Por
Barbara Cristina Aparecida dos Santos
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
Currículo cultural e artistagem: a literatura como forma de narrativa
Por
Guilherme Marino Zanini
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
A produção acadêmica sobre educação infantil na educação física em diálogo com o plano nacional de educação
Por
Nayani Vitória Ribeiro Albuquerque
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
A emergência de um novo discurso sobre as práticas corporais
Por
João Victor de Oliveira Mazzucatto
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
Fenomenologia e educação física: análise da produção de conhecimento por meio de scoping review
Por
Diego Faria de Queiroz
e
Tamara Franco Althman de Queiroz
Futebol e as subjetividades dissidentes
Por
Flávio Nunes dos Santos Júnior
Paulo Freire e Augusto Boal: arqueologia bibliográfica de uma parceria de sucesso
Por
Talita Duarte
e
Isabel Porto Filgueiras
Tematização do forró na educação física escolar: um relato de experiência do projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva
Por
Beatriz Coutinho Sant’ Anna
,
Julia Cavalcanti Pimentel
,
Lívia Farias Campos Fernandes
e
Michele Pereira de Souza da Fonseca
A relação pibid, formação e pandemia
Por
Eliane Josefa Barbosa dos Reis
,
Maria Teresa Martins Fávero
e
Juliana Dias Boaretto
Revelando as surdolimpíadas para surdos e ouvintes
Por
Daniela Gil de Souza
e
Fabiana Stival Morgado Gomes
O ensino das lutas na educação física escolar: desafios e possibilidades sob a ótica docente
Por
Alex Pereira Alves
e
Isabel Porto Filgueiras
O plano educacional individualizado como estratégia de inclusão na educação física escolar: o olhar para as crianças com transtorno do espectro autista
Por
Geysa Cachate Araújo de Mendonça
,
Hudday Mendes da Silva
e
João Paulo Vicente da Silva
A pedagogia do conhecimento tácito e a formação de professores em educação física: uma análise à luz da pedagogia históricocrítica
“Bicha preta”: discutindo masculinidades negras na formação em educação física
Por
Fabille Mara Assumpção Moreira
,
Michele Pereira de Souza da Fonseca
e
Leandro Teofilo de Brito
Formação-pesquisa-cuidado em saúde: seguiremos colonizadas(os) e colonizando?
Por
Valéria Monteiro Mendes
,
Luana de Oliveira Cândido
,
Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos Barboni
e
Yara Maria de Carvalho
Entre brigas e lutas na educação infantil: contribuições da educação olímpica para a educação física escolar
Por
Natália Kohatsu Quintilio
,
Paulo Clepard Silva Januario
e
Graciele Massoli Rodrigues
Jogos, brincadeiras e esportes adaptados na educação física escolar: uma experiência com turmas de 5º anos
Por
Bruno Freitas Meireles
e
Mirvane Dias de Souza
Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física como estratégia mediadora na aprendizagem de matemática
Por
Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques
Gênero e sexualidade no conteúdo dança: percepção das professoras de educação física das escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro Do Norte – CE
Por
Weslley Breno Silva Oliveira
e
Christiane Garcia Macedo
Esporte e gênero nas aulas de educação física: a perspectiva inclusiva em foco
Por
July Roberta dos Santos Amorim
,
Michele Pereira de Souza da Fonseca
e
Leandro Teofilo de Brito
O emprego de competências socioemocionais como eixo de um projeto voluntário esportivo-social sem fins lucrativos
Por
Flávio Monteiro
Dança na educação física escolar: identificando sua abordagem nas produções do proef
Por
Luana Torquato Siqueira
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Vivências de construção de material didático para aulas de educação física do ensino fundamental I durante a pandemia
Por
Flávio Monteiro
Conscientização à luz de Paulo Freire e as aulas de educação física escolar
Por
Vinícius dos Santos Moreira
Conheça o badminton, modalidade olímpica que transformou o território escolar nas aulas de educação física
Por
Diego Pinto Jabois
Educação física e temas transversais: percepções dos estudantes do ensino fundamental ii
Por
Maike Junior Magalhães
Alteridade e educação física escolar: descortinando o estado da questão
Por
Simone Patricia Tognon da Silva
e
Samara Moura Barreto
Educação física “com” a educação infantil na área de linguagens: rompendo com o estereótipo biológico
Por
Emerson Santos da Silva
e
Daniel Teixeira Maldonado
Jogos e brincadeiras de matriz índigena e africana: decolonizando a gincana escolar em uma perspectiva emancipatória
Por
Marcos Aurélio Guidetti de Moraes
e
Daniel Teixeira Maldonado
Comunicação oral currículo cultural: as representações da ressignificação
Por
Welington Santana Silva Júnior
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
Realidade virtual na educação física escolar: movimento e inclusão
Por
Maria Aparecida Dias
e
Hugo Donato Nóbrega de Lucena
O ensino em projetos e sua implementação na educação física: um relato de experiência na educação infantil
Por
Robson Geraldo dos Reis
Práticas corporais de aventura e educação ambiental: uma revisão integrativa
Por
Luciana Nunes de Sousa
,
André Luís do Nascimento Mont Alverne
e
Daniel Teixeira Maldonado
Pedagogia histórico-crítica na educação física escolar: um levantamento bibliográfico
Por
Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande
e
Mateus Camargo Pereira
Perspectiva discente nas aulas de educação física escolar: uma revisão bibliográfica
Por
Talita Duarte
e
Isabel Porto Filgueiras
Panorama brasileiro das pesquisas acadêmicas sobre educação física escolar para crianças
Por
Francisca Rayllyne Rodrigues Cardoso
e
Ingrid Dittrich Wiggers
Mídia-educação no ensino da educação física: reflexões sobre os estudos publicados
Por
Luis Eduardo Vieira Dias
,
Mariana Dimes Vicente
,
Thales Rodrigo de Siqueira
,
Thainá dos Santos Benedito
,
Elisabete dos Santos Freire
e
Bruna Gabriela Marques
Mídia e educação física escolar: análise dos recursos tecnológicos investigados nas publicações científicas da área
Por
Elisabete dos Santos Freire
,
Fabiano Dias
,
Mariana Dimes Vicente
e
Luis Eduardo Vieira Dias
“Será que posso ser um agente da paz?” A construção dos valores a partir do exemplo
Por
Fabíola Ferreira Valente
,
Soraia André
e
Isabel Porto Filgueiras
Futebol sem fronteiras: percepções de professores(as) de educação física sobre as questões de inclusão e gênero no futebol
Por
Elionaldo Bringel de Lima
,
Willianny de Souza Silva -
e
Maria Sueli Granja
Inclusão na educação física escolar: análise da produção do conhecimento
Por
André Luis do Nascimento Mont Alverne
,
Elionaldo Bringel de Lima
,
Daniel Teixeira Maldonado
e
Luciana Nunes de Sousa
As contribuições do esporte adaptado frame running como conteúdo da educação física numa perspectiva inclusiva
Por
João Paulo Vicente da Silva
,
Fabyana Soares de Oliveira
e
Maria Aparecida Dias
Propostas de desafios educativos para tornarem as aulas do programa de educação tutorial de educação física no ensino fundamental ii mais prazerosas e divertidas
Por
Maike Junior Magalhães
Educação física escolar no curso de pedagogia: uma experiência com memoriais de formação
Por
Daniel Teixeira Maldonado
Educação física na educação infantil: uma análise sobre as produções científicas no âmbito de um mestrado profissional
Por
Stéphane Mariane Ribeiro
e
Arnaldo Sifuentes Leitão
Docência e subjetividade: entre o ver-se, narrar-se, assumir-se, ... Professora
Por
Marina Contarini Boscariol
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
“Deve ser por conta da deficiência”: percepções de estudantes com deficiência do curso de licenciatura em educação física da UFRJ
Por
Maria Luíza Mendes Santos
,
Karine Melo Aquino de Oliveira
e
Michele Pereira de Souza da Fonseca
Dança na educação física escolar: uma análise da literatura
Por
Maria Teresa Martins Fávero
,
Juliana Dias Boaretto Fernandes
e
Elaine Josefa Barbosa dos Reis
Cultura do silêncio e educação física escolar: análise de relatos de experiência com as danças
Por
Flávio Nunes dos Santos Júnior
e
João Pedro Goes Lopes
Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: uma análise das publicações no Conbrace 2011-2021
Por
Leandro Renan da Silva Miller
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Práticas pedagógicas e estratégias didáticas para a educação física escolar no ensino remoto
Por
Amanda Siqueira Santos
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Ensinar ou não ensinar um passo de dança?: relato de experiência sobre o ensino do hip hop na escola
Por
Marília Camargo Araújo
e
Elaine Prodócimo
Corpo negro, currículo e educação física: uma análise fanoniana sobre a construção da identidade negra
Por
Thiago Batista Costa
e
Mônica Caldas Ehrenberg
A construção da identidade docente do professor iniciante: marcas do trabalho docente
Por
Sérgio de Oliveira Junior
,
Vitor da Silva Gonçalves
e
Victor Julierme Santos da Conceição
O possível e o impossível da educação física cultural em tempos de pandemia
Por
Marcos Garcia Neira
Autonomia de professores de educação física sob a ótica do imprinting cultural
Por
Vitor da Silva Gonçalves
,
Sérgio de Oliveira Júnior
e
Victor Julierme Santos da Conceição
Atos violentos nas aulas de educação física
Por
Fabrine Leonard Silva
Análise das publicações acadêmicas sobre a educação física no currículo do estado de São Paulo
Por
Solange de Oliveira Amusquivar
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
A educação física nas diretrizes curriculares para a educação infantil de Campinas
Por
Maísa Ferreira
e
Mário Luiz Ferrari Nunes
O novo ensino médio: um processo de esvaziamento da ciência, precarização docente e simplificação intelectual
Por
Daiana Machado dos Santos
e
Isabel Porto Filgueiras
Pré-ocupações e negritudes na educação “física” escolar: inaugurando novos tempos
Por
Carolina Cristina dos Santos Nobrega
Gtt políticas públicas Wagner Matias: interfaces entre saber científico e natureza militante
Por
Aline Silva Andrade Nunes
Educação física e os movimentos sociais: uma análise a partir das produções acadêmicas do gtt - movimentos sociais
Por
Caroline Arnaldo Ortiz
,
André Malina
e
Eduardo Reis Pieretti
Gtt memórias da educação física e esporte: estamos ajudando a olhar?
Por
Christiane Garcia Macedo
,
Gustavo Silva Freitas
e
Sergio Roberto Chaves Junior
O grupo de trabalho temático inclusão e diferenças no cbce: histórico, reflexões e perspectivas
Por
Michele Pereira de Souza da Fonseca
Pesquisa sobre gênero e sexualidade na educação física: caminhos, apostas e possibilidades
Por
Leandro Teofilo de Brito
O grupo de trabalho formação profissional e mundo do trabalho do colégio brasileiro de ciências do esporte: síntese das tarefas e desafios
Por
Márcia Morschbacher
Qual o sentido do GTT escola do CBCE?
Por
Marcos Garcia Neira
Grupo de trabalho temático (gtt) epistemologia do cbce (2015-2021)
Por
Felipe Quintão de Almeida
e
Karen Lorena Gil Eusse
Grupo de trabalho temático corpo e cultura do colégio brasileiro de ciências do esporte: caminhos epistemológicos
Por
Alan Camargo Silva
,
Cátia Pereira Duarte
e
Tadeu João Ribeiro Baptista
Grupo de trabalho temático de comunicação e mídia (gtt2): cenários e perspectivas a partir de contribuições do comitê científico
Por
Diego de Sousa Mendes
,
Tatiana Passos Zylberberg
,
Bianca Natália
,
Alan Queiroz da Costa
e
Janaina Andretta Dieder
ANAIS