Atividade:

Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte da UNINOVE. Doutor em Comunicação e Semiótica, Mestre em Administração, Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, e Administração Pública. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestao do Esporte (GEPAE-EEFE/USP). Diretor da Asociacion Latino-Americana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da INTERCOM. Pesquisa temas relacionados à Gestão do Esporte, Comunicação no Esporte, Marketing Esportivo e Jornalismo Esportivo.

na Biblioteca

Tese


Doutorado
O Gol Por Um Clique: Uma Incursão Ao Universo da Cultura do Torcedor de Futebol no Ciberespaço
Nenhuma publicação
Mestrado
Responsabilidade Social em Entidades Esportivas Brasileiras: as Confederações de Atletismo, Canoagem, Ginástica, Judô e Voleibol - as Primeiras no Ranking de Financiamento Público
Mestrado
Coaching Executivo na Gestão do Esporte: Um Estudo de Caso em Organização Privada Sem Fins Lucrativos
Mestrado
Motivação Para o Consumo de Futebol Feminino no Brasil: Um Estudo Sobre Escalas Concorrentes
Mestrado
O Predomínio do Entretenimento no Jornalismo Esportivo Brasileiro
Doutorado
O Programa Bolsa-atleta: Desenvolvimento da Performance Esportiva e Política de Welfare State
Mestrado
Processo de Seleção e Perfil do Gestor de Esporte em Uma Instituição Privada Sem Fins Lucrativos
Doutorado
COI X FIFA: a História Política do Futebol nos Jogos Olímpicos
Doutorado
Gestão de Carreira Esportiva: Uma História a Ser Contada no Futebol
Doutorado
Instalações Esportivas Voltadas Ao Esporte de Participação: Proposta de Modelo de Processos de Gestão Para a Realidade Brasileira
Mestrado
Criação do Conhecimento Intra e Interorganizacional em Organizações Esportivas
Mestrado
Efeito de Diferentes Protocolos de Exercício Intermitente e Contínuo no Nível de Prazer Percebido
Mestrado
Cultura Organizacional e Valores Olímpicos: Estudo de Caso de Uma Ong
Doutorado
Comunicação e Jogos Digitais em Ambientes Educacionais: Literacias de Mídia e Informação dos Professores de Educação Física da Cidade de São Paulo
Mestrado
Estrutura Organizacional e das Tomadas de Decisão em Clubes Socioesportivos de São Paulo
Mestrado
Prática Esportiva nas áreas Comuns do Campus USP da Capital: Conflitos e Diagnóstico
Mestrado
Gestor de Instalações Esportivas do Município de São Paulo: Perfil, Formação e Desempenho da Função
Doutorado
O Torcedor Como Vantagem Competitiva: Uma Análise sob a ótica da Transferência da Lealdade
Doutorado
Qualidade em Serviços e Programas de Atividades Físicas na Visão de Clientes, Instrutores e Gestores - Construção e Validação do Instrumento Sqfsbr
Mestrado
Por Que o Público Não é Maior? Causas Sobre a Ausência de Consumidores nos Estádios da Cidade de São Paulo
Mestrado
Os Torcedores do Futuro: as Motivações Que Levam Jovens Paulistanos a Se Envolver com Clubes de Futebol da Europa
Mestrado
Redes de Organizações Esportivas: Gênese e Evolução
Mestrado
Contribuições de Uma Rede Para Retenção de Talentos em Pequenos Clubes de Futebol
Mestrado
A Utilização da Memória Pelo Marketing de Clubes de Futebol
Mestrado
Organizações Empreendedoras do Terceiro Setor: Desafios Para a Sobrevivência no Contexto do Esporte Educacional e de Participação

Artigos publicados no Periodico


GEPECOM (EEFE-USP): Nascimento, desenvolvimento e a crise da adolescência
Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar
A Classificação Como Torcedores e as Suas Formas de Conexão com o Esporte, em Jogos da Seleção Brasileira de Rugby
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (rbefe) Adota Publicação em Modelo de Fluxo Contínuo
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (rbefe) Adota Publicação em Modelo de Fluxo Contínuo
Gestão do Esporte no Brasil e no Mundo: Evolução Histórica, Organizações e Perspectivas
Gestão Estratégica da Comunicação nos Principais Clubes de Futebol do Brasil: Muito Marketing, Pouca Comunicação
Um Ensaio Sobre a Gestão do Esporte: Um Momento Para a Sua Afirmação no Brasil
Análise da Influência de Diferentes Sistemas de Ranqueamento no Tênis - Atratividade, Competitividade e Previsibilidade
Comunicação de Produtos Esportivos: os Casos dos Sorteios das Fases de Grupos da Copa Libertadores 2020 (conmebol) e Liga dos Campeões 2019-2020 (uefa)
Núcleo de Direitos Humanos da Eefe-usp Implantação, Desenvolvimento e Diálogos Interunidades
Assessorias Esportivas e Prática de Corrida de Rua: Avaliação do Cenário na Cidade de São Paulo
Percepção e Avaliação dos Espectadores em Relação ?s Ativações de Patrocínio dos Eventos Teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Análise do Comportamento do Consumidor Esportivo em Relação à Memória e Preferência de Marca: Um Estudo de Caso da Maratona de São Paulo
Um Estudo Experimental Sobre os Efeitos da Propaganda na Intenção de Uso de Serviços de Personal Trainer
Estratégia no Setor de Clubes: Uma Aplicação do Modelo de Zaccarelli e Fischmann em Um Clube de Esporte e Entretenimento em Minas Gerais
Consumidor do Esporte: Abordagens e Publicações no Brasil
Abordagem Conceitual Sobre o Comportamento e Envolvimento do Consumidor no Skateboarding Brasileiro
Esporte e TV Pública no Brasil: a TV Brasil, a Audiência e as Transmissões do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C
40 Anos da Pós-graduação da Eefe-usp: Sua Contribuição Para a Formação de Recursos Humanos Para a Docência no Ensino Superior
Esporte e Escola: Ferramenta Para Avaliar a Qualidade das Atividades Extracurriculares em Instituições de Ensino
Cultura Organizacional e Gestão de Equipes de Alto Rendimento: os Casos Fc Barcelona, Sporting Club de Portugal e Afc Ajax
José e + Dez e Joga Tv: Pós:modernidade, Cultura e Futebol
Ser ou Pertencer o Grande Dilema do Torcedor Organizado de Futebol nas Redes Sociais

Artigos publicados em evento


Avaliação do desempenho de organizações no esporte: uma revisão sistemática de literatura
Modelo mgme: proposta para a gestão de marketing em clubes de futebol
Coletânea do Programa Academia e Futebol
Competências e Condições de Trabalho dos Treinadores das Categorias de Base do Voleibol Paulista: Um Estudo Exploratório
Comunicação de Produtos em Entidades Esportivas: Análise Comparativa dos Casos Conmebol-libertadores e Uefa-champions League
Comunicação Mercadológica em Clubes de Futebol do Brasil e da América Latina: Relacionamento com os Públicos-alvo.
O Consumidor Esportivo e o Novo Basquete Brasil: Análise do Perfil do Torcedor nas Finais Bauru X Paulistano em 2017.
Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos nas Empresas Organizadoras de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo
Eventos Esportivos: Uma Aproximação à área de Gerenciamento de Projetos
Relato das Práticas de Gestão Estratégias de Uma Entidade de Prática Desportiva (epd) Para Captação de Investimentos Para o Esporte Educacional
A Aplicação dos Conceitos de Reputação na Comunicação dos Clubes Esportivos
Modelos de Gestão de Programas de Esportes e de Atividade Física em Organizações Sem Fins Lucrativos
Comunicação Comunitária e Responsabilidade Social em Clubes de Futebol no Brasil: Muito Marketing, Pouca Comu Nicação
Teoria da Congruência e Recall: Um Estudo da Lembrança de Marca em Consumidores de Corrida de Rua *
Ativação de Patrocínio Antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016: Mensuração e Análise da Percepção de Consumidores dos Patrocinadores Oficiais
Os Clubes Brasileiros e os Modelos Internacionais de Gestão do Futebol: Falta de Transparência, Baixa Competitividade Mercadológica e Pífia Performance Esportiva
A Wasm e a Formação de Uma Rede Global de Pesquisadores em Gestão do Esporte: Desafios e Oportunidades
Análise de Impacto Social dos Festivais Esportivos do Sesc Jundiaí
Torcida única nos Clássicos Paulistas: a Cobertura da Mídia e os Reflexos no Total de Público e na Arrecadação dos Clubes
Perfil dos Torcedores do Nbb das Diferentes Franquias: Fase de Classificação e Playoffs
Patrocínio Esportivo e os Jogos Olímpicos Rio 2016: o Impacto das Ações de Ativação na Percepção e Motivação dos Espectadores do Evento
Lembrança e Percepção dos Consumidores Running Sobre Ativações de Patrocínio em Eventos de Corrida de Rua
Captação de Recursos Para Projetos Esportivos Educacionais na Lei de Incentivo Ao Esporte (lie): Uma Revisão Sistemática na Produção Acadêmico-científica
As Holdings do Esporte Mundial e os Clubes Associativos Brasileiros: Análise dos Modelos de Gestão do Esporte e Seu Impacto nas Competitividades Esportiva e Mercadológica
Mega Eventos Esportivos no Brasil e o Consumidor Esportivo: Entretenimento Como Motivação de Ida às Competições
O Estado da Arte do Patrocínio Esportivo: o Que Se Discute no Mundo Acadêmico Sobre Essa Importante Ferramenta de Marketing Esportivo
Corridas de Rua Convencionais X Fashion: Comparação do Perfil e do Engajamento dos Participantes
São Paulo, Sp Setembro, 8 – 10, 2019 131 o Estado da Arte do Patrocínio Esportivo: o Que Se Discute no Mundo Acadêmico Sobre Essa Importante Ferramenta de Marketing Esportivo
Comunicação de Produtos Esportivos no Facebook: os Casos dos S Orteios das Fases de Grupos da Copa Libertadores 2020 (conmebol) e Liga dos Campeões 2019 - 2020 (uefa)
Análise dos Consumidores e da Qualidade de Uma Competição de Futebol Profissional Regional do Brasil
Gestão de Pessoas: Um Enfoque Para as Condições de Trabalho de Treinadores Esportivos de Categorias de Base no Voleibol Paulista
Proposta de Modelo Conceitual Para Patrocínio Esportivo
Financiamento Público do Esporte: Análise da Lei de Incentivo Fiscal do Estado do Ceará-brasil
O(a) Gestor(a) do Esporte no Brasil: Perfil, Atuação e Competências
O Consumidor Virtual do Esporte no Brasil Durante a Copa do Mundo de Rugby 2019
Gestão de Marketing nas Instituições Esportivas
Jogos Digitais e a Gestão do Esporte: o Caso Football Manager
Comunicação a Serviço do Esporte 7 X 1 Esporte a Serviço da Comunicação: Outras Lições de Alemanha X Brasil na Copa do Mundo de 2014
O Produto Futebol no Discurso da Mídia: do Rei Pelé e Deus Maradona Ao Messi Playstation
Novas Tecnologias e as Torcidas Virtuais - A Transformação da Cultura do Futebol no Século XXI
Das Charangas às Torcidas Virtuais - a Comunidade, os Meios de Comunicação e o Futebol
Todos Juntos Vamos, Pra Frente Brasil - O Futebol, os Meios de Comunicação, o Público e o Privado
O Cibertorcedor, os Empresários da Rede e os Sites das Agremiações Esportivas: o Caso São Paulo Futebol Clube
José e + 10 e Joga Tv: a Crise da Pós-modernidade na Publicidade do Futebol Globalizado
A Snack Culture, os Blogs de Futebol e a Falação Esportiva
Michael Phelps e Usain Bolt: Onze Medalhas de Ouro e Duas Faces da Construção do Herói Olímpico na Mídia Impressa Brasileira
Messi e o Playstation: Quando o Herói Vira Pop e Se Torna Objeto de Entretenimento e Consumo
A Convergência Cultural, o Marketing de Experiência e as Novas Formas de Consumo do Produto de Entretenimento Futebol
Quando o Resultado Menos Importa: a Cultura das Celebridades na Espetacularização da Cobertura do Esporte nos Meios de Comunicação de Massa
O Atleta Como Celebridade e o Esporte Como Espetáculo no Discurso da Mídia Impressa Brasileira: o Caso dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Avaliação de Marcas no Esporte Universitário e Suas Influências no Comportamento do Consumidor
A Importância Estratégica da Comunicação Integrada na Gestão de Equipes Esportivas: os Casos FC Barcelona e AFC Ajax
Um Novo Jeito de Torcer: as Principais Motivações Que Levam Jovens Paulistanos a Se Envolver com Clubes de Futebol da Europa
O Global e o Local no Perfil da Audiência das Tvs Por Assinatura Especializadas em Esporte no Brasil
Jornalismo Esportivo, Marketing e Colunismo Social: o Caso do Doping e da Punição da Tenista Russa Maria Sharapova
Maratona de São Paulo: Uma Análise do Comportamento do Consumidor em Relação a Marcas Esportivas
Caso Vivo Fibra Internet: a Transferência de Significado Cultural Por Meio do Skate e o Comportamento do Consumidor
As Transmissões Esportivas na Programação da TV Pública no Brasil: Uma Análise dos Casos da TV Cultura-SP e da TV Brasil
A Importância dos Jogos Eletrônicos Como Plataforma de Comunicação e Marketing de Clubes de Futebol
Marketing em Profissões: Estudo Exploratório Sobre a Imagem do Profissional de Educação Física e Esporte Por Alunos do Ensino Médio no Estado de São Paulo
Patrocínio Esportivo no Brasil: Uma Análise Qualitativa da Produção Acadêmica Brasileira Sobre o Tema
Os Novos Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e a Comunicação: o Esporte Como Entretenimento e a Cidade Como Negócio
O Futebol Como Entretenimento: o Espetáculo Champions League Numa Sala de Cinema
Da Informação Ao Entretenimento: Análise do Jornalismo Esportivo Brasileiro Pela Trajetória Histórica da Revista Placar

TAGs Relacionadas

Academia Adidas Adolescentes Atividade Física Basquete Blogs Brasil Caminhada Cibercultura Clube Clubes de Futebol Competências Comportamento Comunicação Comunidades Virtuais Consumo Copa do Mundo Copa do Mundo 2014 Corrida Corrida de Rua Cultura Direitos Humanos Diversidade Documentação Doping Educação Física Entretenimento Espetáculo Esporte Educacional Esporte Escolar Esporte Universitário Esportes Estratégia Estádios Eventos Experiência Federações Esportivas Formação Futebol Futebol Brasileiro Gestão História Identidade Imagem Instalações Esportivas Internet Jogos Jogos Digitais Jornalismo Marketing Marketing Esportivo Mega Eventos Modernidade Motivação Mídia Mídia Esportiva Mídia Impressa Nike Olimpíadas Organização Esportiva Organizações Esportivas Patrocínio Percepção Perfil Personal Trainer Planejamento Estratégico Políticas Públicas Projeto Inteligência Esportiva Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Propaganda Prática Desportiva Pós-Graduação Pós-Modernidade Recursos Humanos Redes Sociais Responsabilidade Social Rio 2016 Rugby SESC Skate Sociedade Sociologia Torcedor Torcidas Torcidas Organizadas Treinador Tênis Vôlei

Autores Relacionados

Pedro Lucas Leite Parolini Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara Flávia da Cunha Bastos Leandro Carlos Mazzei Ivan Furegato Moraes Luis Henrique Torquato Vanucci Roger Luiz Brinkmann Cacilda Mendes dos Santos Amaral Lilian Perrenoud Emmanuel Alves Carneiro Camila Rezende Dantas José Carlos Marques Carlos Affonso Sartore Salles Lucas Reis Luciana Melloni Rocco de Oliveira Carlos Henrique de Souza Padeiro Márcia Regina de Sá Priscila Eugenia Trevisan Cestari Kléber Augusto Ribeiro Soraia Chung Saura Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss Afonso Elisio Correa Alves Giselle Helena Tavares Gustavo Henrique Prevatto Zani Leandro Mazzei Wagner Barge Belmonte Lucas Cardoso dos Reis Flávio Pajanian Karla Caldas Ehrenberg Rafael Chaves Luciana Rocco de Oliveira Alan Queiroz da Costa Fernando de Andrade Franco Malagrino Rafael Alberico Chaves Ana Paula Sierra Ana Carolina Basso Schmitt Alexei José Zaratini Líbia Lender Macedo Eduardo de Oliveira Carlassara Elcio Cassola Padovez Fábio Soares César Juarez Alves das Neves Jr. Bernadete de Lourdes Marinho Grandolpho Renan Barabanov de Assis Marino Benetti Gustavo Quiroga Souki Ronaldo Gomes Faria Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Verônica de Oliveira-lopes Evandro Luiz Lopes Vinicius Lordello Cegalini Pedro Lucas Leite Parolini Ary Cristiane Godoy Trombini Luciana Itapema Alves Melher Paula Velloso Breviglieri Tatiane Maria Barbosa de Oliveira Nathalie Dias Maciel Roger Barbosa Mesquita Ca Mila Rezende Dantas Thales Marcassa dos Santos Guilherme Freddi Lotufo Pedro Lucas Leite Parolin Luis Henrique Torquato Vanucc Nara Silveira de Oliveira Kleber Augusto Ribeiro Kleber Augusto Ribeiro Lívia Maria de Lima Santiago