Atividade:
Sou licenciado e mestre em Educação Física, doutor em Filosofia da Educação e livre-docente em Metodologia da Pesquisa em Educação Física. Fui docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 1986, primeiro no campus de Rio Claro, e depois no Depto. de Educação Física da Faculdade de Ciências-Bauru. Também fui docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.
Experiência Profissional:
Na década de 1980, fui professor da rede municipal de São Paulo (capital), onde ministrei aulas de Educação Física da 3a a 8a séries do atual Ensino Fundamental, e docente na Escola de Educação Física da USP, na disciplina "Prática de Ensino". Anteriormente, tive uma passagem pela Prefeitura de São Bernardo-SP, como técnico de esportes para crianças e adolescentes.
Fui assessor dos PCNs-Educação Física (5a a 8a séries), da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo (2008), e do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do PNUD - Movimento é Vida (ONU, 2017).
Sou autor dos livros Educação Física e Sociedade (Hucitec/Ed. Unijuí), A Janela de Vidro (Papirus) , EF Escolar: ensino e pesquisa-ação (Ed. Unijuí) e organizador da obra Educação Fìsica e Mídia: novos olhares, outras práticas (Hucitec), "Corporeidade, Jogo e Linguagem" (Cortez)
Interesse:
Educação Física escolar, mídias, semiótica
na Biblioteca
Artigos publicados no Periodico
ENTREVISTA – Mauro Betti, por Alan Q Costa
O Que a Semiótica Inspira Ao Ensino da Educação Física
A Avaliação da Educação Física em Debate: Implicações Para a Subárea Pedagógica e Sociocultural
A pós-pandemia colocará o EaD no seu devido lugar
Puro Preconceito! Vem de Brinde com a Bola!: o Tabu da (homo)sexualidade em Uma Equipe de Futsal Feminino
Jogo e Lúdico no Conteúdo Lutas em Aulas de Educação Física Escolar
Gosto, Importãncia e Participação de Meninas e Meninos na Educação Física no Ensino Médio
As Três Semióticas e a Educação Física Como Linguagem
A Versão Final da Base Nacional Comum Curricular da Educação Física (ensino Fundamental): Menos Virtudes, os Mesmos Defeitos
A Educação Física Escolar (in)Acabada
As Relações das Meninas com os Saberes das Lutas nas Aulas de Educação Física
Sentido, Mobilização e Aprendizagem: as Relações dos Alunos com os Saberes das Lutas nas Aulas de Educação Física
Fundamentos Filosóficos e Antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a Formação de Sujeitos Emancipados, Autônomos e Críticos: o Exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo
A Educação Superior Privada em Direção ao Fundo do Poço
Perspectivas Para a Educação Física Escolar
Debate: Perspectivas Para a Educação Física Escolar
A Televisão e o Ensino da Educação Física na Escola Uma Proposta de Intervenção
Mídias e Jogos: do Virtual Para Uma Experiência Corporal Educativa
Por Uma Didática da Possibilidade: Implicações da Fenomenologia de Merleau-ponty Para a Educação Física
A Base Nacional Curricular Comum-educação Física: Nem Aqui Nem Ali, em Travessia
Entrevista: Uma Conversa com Faria Junior
Treinamento Desportivo: Perfil Acadêmico dos Professores de Educação Física no Ensino Superior Brasileiro
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física do Ensino Fundamental. Ruim com Ela, Pior Sem Ela
A Identidade Epistemológica da Educação Física nos Periódicos Científicos dos Estratos Superiores do Qualis-capes
Educação Física Escolar: Estado da Arte e Direções Futuras
Medida Provisória 746/2016 (ensino Médio). Uma Segunda Compreensão (sujeita a Revisão)
Mudança Curricular e a Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Educação Física
Mídias: Aliadas ou Inimigas da Educação Física Escolar?
Por Uma Teoria da Prática
Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas
Os Saberes da Educação Física na Perspectiva de Alunos do Ensino Fundamental: o Que Aprendem e o Que Gostariam de Aprender
Futebol: Representações e Práticas de Escolares do Ensino Fundamental
Multiplicação e Convergência das Mídias: Desafios para a Educação Física Escolar
Imagens em Ação: Uma Pesquisa-ação Sobre o Uso de Matérias Televisivas em Programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio
Esporte e Sociologia
Esporte na Mídia ou Esporte da Mídia?
Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: Inversionalidade e Transversalidades na Cultura Esportiva e na Educação Física Escolar
Esporte, Educação e Sociabilização: Algumas Reflexões ã Luz da Sociologia do Esporte
Uma Gota de Suor e o Universo da Educação Física: Um Olhar Semiótico Para as Práticas Corporais
Expressão Corporal e Linguagem na Educação Física: Uma Perspectiva Semiótica
Como Impedir o Desenvolvimento da Educação Física Enquanto Ciênica ou a Ciencideologia da Educação Física
A Televisão e a Guerra do Pacaembu: Povão Versus Cidadãos
Valores e Finalidades na Educação Física Escolar: Uma Concepção Sistêmica
Educação Física Escolar: a Perspectiva de Alunas do Ensino Fundamental
Novas Perspectivas na Formação Profissional em Educação Física
O Que Se Ensina e o Que Pode Ser Ensinado. a Pedagogização dos Conteúdos da Educação Física: Tradição e Renovação
Educação Física Como Prática Científica e Prática Pedagógica: Reflexões à Luz da Filosofia da Ciência
Um Saber com Sabor: da Cultura do Corpo, de J. Daolio
Educação Física, Esporte e Cidadania
Tv a Cabo: Maximização do Esporte Telespetáculo
Cultura Corporal e Cultura Esportiva
Esporte, Televisão e Espetáculo: o Caso da Tv a Cabo
Artigos publicados em evento
TAGs Relacionadas
Alunos
Antropologia
Artes Marciais
Aulas
Avaliação
BNCC
Brasil
CBCE
Capes
Centro Esportivo Virtual
Cidadania
Ciência
Comunicação
Copa do Mundo
Corpo
Cultura
Cultura Corporal
Currículo
Documentação
Educação Básica
Educação Física
Educação Física Escolar
Educação à Distância (EAD)
Ensino
Ensino Médio
Ensino Superior
Entrevista
Escola
Escolas Públicas
Esporte Educacional
Esportes
Estado de São Paulo
Estágio
Estágio Supervisionado
Etnografia
Expressão Corporal
Filosofia
Formação Profissional
Formação de Professores
Futebol
Gênero
História
Jogos
Legislação
Linguagem
Lutas
Movimento
Mulher
Mídia
Olimpíadas
Pandemia
Pedagogia
Pesquisa
Pesquisa-Ação
Política Científica
Produção Científica
Profissão
Projeto Inteligência Esportiva
Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento
Prática
Práticas Corporais
Qualis
Representações Sociais
Semiologia
Semiótica
Sociedade
Sociologia
Televisão
Violência
Ética
Autores Relacionados
Marcos Roberto So
Eliane Gomes da Silva
Giovani de Lorenzi Píres
Alan Queiroz da Costa
Laercio Elias Pereira
Jocimar Daolio
Tatiana Zuardi Ushinohama
Rafael Moreno Castellani
Luiz Sanches Neto
Luciana Venâncio
Elaine Prodócimo
João Batista Freire
Jorge Dorfman Knijnik
Mariana Zuaneti Martins
Pierre Normando Gomes-da-Silva
Juliana Gomes Jardim
Diego de Sousa Mendes
Fernando Baccari
Arnaldo Sifuentes Leitão
Adalberto dos Santos Souza
Elenor Kunz
Katia Rubio
Go Tani
Osvaldo Luiz Ferraz
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas
Antônio Carlos Bramante
Francisco Eduardo Caparroz
Alexandre Janotta Drigo
André Luís Ruggiero Barroso
Augusto Cesar Rios Leiro
Cássia Hack
Claudinei Chelles
Daniel Carreira Filho
Fernando Gonçalves Bittencourt
Flávio de Almeida Andrade Lico
Irene Conceição Rangel-Betti
Lísia Costa Gonçalves de Araújo
Luiz Roberto Zuliani
Sérgio Roberto Silveira
Rodrigo Cordeiro Camilo
Cristiano Mezzaroba
Marcos Ganzeli
Marcos Verzani
Sérgio Spósito
Carlos Alex Martins Soares
Luiz Seabra Júnior
Giancarlo Bruno
Sidnei Rodrigues Batista
Mariana Mendonça Lisbôa
Antonio Galdino da Costa
Clarete Erbs
Diego Mendes
Scheila Antunes
Karla Mathoso da Silva
Maria Inês Fini
Marlene T. Facco Liz
Daniele Vaz de Arruda
Talita Fabiana Roque da Silva
Fernando Giannini
Lúcia Helena Ferraz Sant’agostino
Leandro Del Giudice Macagnan
Willer Soares Maffei
Lamartine Pereira da Costa
Yara Maria de Carvalho
Alfredo Gomes de Faria Junior
Allyson Carvalho de Araújo
Gilson Santos Rodrigues
Hudson Fabricius Peres Nunes
Antônio Galdino da Costa
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão
Victor de Abreu Azevedo
Romulo Eduardo Peres Nunes
Marcelo Rodella Bettanim
Rogério de Melo Grillo
Diego de Sousa Mendes
Marcos Roberto So
Ademir Testa Júnior
Marcia R. Chacon
Arnaldo P. S. Leitão
Marcos R. So